Econsult

Por que você deve conhecer os principais indicadores do seu setor?

Por que você deve conhecer os principais indicadores do seu setor?

Indicadores são um conjunto de elementos que fornecem informações. Os indicadores são fundamentais, pois através deles podemos traçar metas de desempenho.

Sumário

O que são indicadores?

Indicadores são um conjunto de elementos que fornecem algum tipo de informação. Os indicadores são fundamentais, pois através deles podemos traçar metas de desempenho, fazer mudanças estratégicas, entender o comportamento de empresas, produtos, consumidores, entre outras possibilidades. Por exemplo, podemos ter indicadores de vendas de alguma empresa, do índice de alunos aprovados em uma escola, do fluxo de caixa um mercado em época festivas e assim por diante.

Qual é a importância de indicadores?

Conhecer bem o seu setor de atuação é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Entender o contexto em que se está envolvido facilita muito a tomada de decisões – principalmente em momentos de incerteza. Quando entramos numa crise, aqueles que têm mais conhecimento sobre a fase atual do ciclo econômico podem tomar melhores decisões. 

O conhecimento gerado por indicadores são tão amplos que, para facilitar o entendimento, vamos dividir em indicadores internos e indicadores externos.

 Os indicadores externos refletem o que acontece no mercado no qual a empresa compete, por exemplo, um posto de gasolina sofre com alterações no preço do petróleo e com a entrada de novos carros elétricos no setor. Podemos organizar um indicador com base nessas informações e saber a relação que terá no consumo de gasolina (aumento ou diminuição do lucro) e com isso traçamos uma estratégia para melhorar o desempenho do posto.

Os indicadores internos, ou indicadores de desempenho,  permitem saber o que ocorre na gestão interna de cada empresa e se a gestão está sendo eficiente, independente da situação do mercado. Podemos mensurar aqui os equipamentos da empresa (a eficiência e qualidade de cada um em comparação com outros), se a marca tem a confiança dos consumidores, se os funcionários estão satisfeitos e abraçando a cultura da empresa entregando resultados. É muito comum o uso de OKRs para a elaboração de indicadores. Se quiser entender mais sobre eles, acesse esse artigo.

Como funciona a elaboração/avaliação dos indicadores na Econsult?

A Assessoria Econômica da Econsult consiste na elaboração periódica de um relatório com as principais informações de mercado, usando principalmente índices macroeconômicos ou setoriais. As principais análises consistem em avaliar os efeitos da gestão e os impactos econômicos em um determinado segmento de atuação. Para mais informações sobre esse escopo, entre em contato conosco.

Podemos identificar uma tendência de incentivo para empresas e consumidores com o corte da taxa selic. Basicamente, o governo está estimulando as empresas a assumirem mais risco,  podendo ser através de mais produção e investimentos dentro da própria empresa (equipamentos e pessoal), em busca de melhorar a rentabilidade, ao invés de deixar o dinheiro do caixa em renda fixa.

 Com o IPCA abaixo da meta há abertura para novos cortes na taxa Selic. Isso incentiva o consumidor a gastar mais no mercado e a tomar crédito, pois custo do crédito e do financiamento diminui, permitindo que consumidores e empresários exerçam o seu papel – de consumidor e de produtor – pagando menos por empréstimos e financiamentos, entre outros fatores.

O ciclo econômico do setor imobiliário:

Quando entramos em recessão econômica, o setor imobiliário é o primeiro a sofrer com as mudanças. É a partir dele que muitos empresários e consultorias conseguem prever o desempenho da economia geral, servindo de grande indicador para o desempenho do país. 

O ciclo econômico do mercado imobiliário é algo muito bem definido e padronizado. Primeiramente, ocorre a expansão do setor com o desemprego na taxa mínima e a atividade econômica altamente estimulada (o que gera alta nos preços, déficits de contas externas e déficits fiscais). Após o período de BOOM, o mercado entra em recessão para evitar o crescimento econômico e problemas exagerados de inflação, reduzindo o volume de produção, aumentando o nível de desemprego, forçando a queda do consumo. 

A Depressão é o ponto mais baixo do Ciclo Econômico, quando a produção despenca e o número de desempregados cresce e o mercado entra na fase de escassez na demanda dos consumidores por bens de consumo.  Por fim, a Recuperação ocorre quando começa o processo de retomada da produção das empresas – aumento na oferta – e crescimento, ainda tímido, da taxa de pessoas empregadas. A inflação se mantém baixa, por meio de políticas governamentais, enquanto os níveis de produção e renda são elevados. O crescimento tende a ser acelerado, trazendo oportunidade de negócios e investimentos melhores até mesmo do que na fase do auge. 

Há anos, nós elaboramos o boletim imobiliário  do Distrito Federal, para entender como o fazemos, acesse o case do Secovi no nosso site.

A formulação ou mapeamento de indicadores varia com a necessidade de cada empresa, os relatórios de Assessoria Econômica tem como objetivo organizar esses dados e fornecer maiores insumos para a tomada de decisão estratégica por parte dos gestores, permitindo estruturar as próximas ações de uma empresa. Se você quiser entender quais são os indicadores-chave da sua empresa e do seu setor, nós podemos te ajudar.


Precisa de ajuda? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?