Econsult

Estudo de Mercado: Quiat

Conheça o case completo do projeto de Estudo de Mercado desenvolvido pela Econsult para a Quiat, uma empresa com ideias inovadoras para o segmento de cafeterias e confeitarias.

Estudo de Mercado case QUIAT

Sobre o cliente

Ainda que em fase de planejamento e sem um nome ou outros aspectos estruturantes, a empresa se apoiava em ideias inovadoras para o segmento de cafeterias e confeitarias. A intenção era proporcionar, em um mesmo ambiente, diversas experiências prazerosas para o frequentador, criando um local acolhedor e com muito requinte.

O local funcionaria em ambos os turnos, sendo essencialmente focado nos cafés e na confeitaria pela manhã, nos demais momentos seria pensado para a harmonização dos cafés com vinhos.

Necessidade:

Atestar a Demanda para um Novo Empreendimento

Um dos principais objetivos do Estudo de Mercado é listar as principais influencias que podem modificar a procura por um serviço ou produto. Nesse sentido, a demanda para empreendimentos nascentes, expressa uma importante variável, sendo um dos aspectos de maior atenção durante a execução do projeto.

Entender o Segmento Desejado a partir do Público e dos Concorrentes

Com uma proposta apoiada na originalidade, a abertura de um negócio que uniria o segmento de cafeterias bem como o de bebidas alcoólicas necessitaria de aprofundamento acerca da atuação e das possíveis lacunas que os setores venham a indicar. Nesse caso, sumarizar os horizontes concorrenciais e entender o público-alvo foi um dos focos do projeto.

Etapas do Projeto

1 – Proposta de Negócio

Apresentação das formas e perspectivas do cliente acerca do planejamento do negócio.

2 – Análise de Perspectiva

Entendimento aprofundado dos aspectos econômicos que influem no setor de atuação do negócio em questão.

3 – Análise de Concorrentes

Esta etapa buscou entender os aspectos internos e externos dos concorrentes para uma melhor compreensão do publico-alvo e do mercado.

4 – Ferramentas de Marketing

Com base no público alvo definido, buscou-se aprofundar aspectos mais palpáveis acerca desse público.

Proposta de Negócio

A intenção dessa fase estava centrada em incorporar as demandas apresentadas referentes ao conceito do negócio, bem como conduzi-las de maneira coesa, mantendo a originalidade da ideia do empreendimento. A partir disso, a proposta de Estudo de Mercado foi buscar as tendências dos segmentos, de maneira a proporcionar alinhamento entre ambos.

Análise dos Diversos Segmentos Envolvidos

Foi feito uma análise dos principais indicadores de cada mercado que a empresa buscava se inserir, dentre elas: Cafeterias, Confeitarias, panificação e o segmento de Bebidas Alcoólicas.

Análise dos Diversos Segmentos Envolvidos

A ambientação também fora tratada como aspecto de extrema relevância, sendo analisada a estética assim como a funcionalidade dos locais físicos.

Análise de Perspectiva

Esta etapa buscou compreender os principais fatores referentes à realidade do setor, embasando variáveis importantes que metrificam essencialidades para os segmentos. Assim, as perspectivas desenvolvem os critérios para melhor direcionar as estratégias da empresa.

As Informações a partir da Análise Macroeconômica e Setorial

Concernente à estrutura demandada, a análise macroeconômica bem como os prismas setoriais buscaram embasar as tendências e influências para o setor em questão. Por abranger maiores aspectos, em se tratando de setores adjacentes, a análise foi segmentada para melhor atender às expectativas e necessidades da cliente.

Nesse sentido, as considerações buscaram um padrão de afunilamento, partindo de fatores econômicos mais generalistas, que poderiam influir no setor, até as partes mais específicas, como o faturamento e ticket médio das Cafeterias.

Análise de Concorrentes

Para melhor atuar no mercado, a procura por concorrentes diretos e indiretos foi capaz de guiar diversas entregas durante o projeto, como a análise de público-alvo e a posteriori as peças de marketing

Mapeamento dos Principais Concorrentes

Em análise comparativa, a intenção desse processo se relaciona com a proposta de entender o mercado em caráter competitivo, buscando o melhor nicho e de que forma a empresa nascente poderia atuar frente às marcas do mesmo segmento.

Compreensão do Público

Dadas as relações estabelecidas com as empresas concorrentes e a análise específica de público alvo, torna-se essencialmente necessário entender quais são as demandas apresentadas e as perspectivas de crescimento do setor de cafés, confeitaria e de bebidas alcoólicas, para por fim, atestar a demanda.

Ferramentas de Marketing

A fim de tornar o público-alvo o mais próximo possível do negócio em planejamento, traçar o perfil e entender quais são as maiores demandas e tendências para os segmentos.

Personas e Mapas de Empatia

As ferramentas utilizadas nortearam uma espécie de proximidade entre os possíveis clientes do empreendimento e quem está por trás do projeto. A busca por esses perfis ainda mais detalhados que o público alvo, advém da individualização do cliente, para que seja melhor atendido e seja fidelizado.

Resultados obtidos

Demanda Crescente

Apesar da retração no setor de bebidas alcoólicas como um todo, o vinho não foi muito atingido. Ainda assim, os outros segmentos demonstram uma sistemática de relativo avanço, representando o espaço de atuação no mercado.

Verificar e Validar o Público Alvo

Após o Estudo de Mercado, o público-alvo traçado se demonstrou diverso, levando em conta os segmentos variados. Nesse sentido, tendências para os cafés e as propostas originais relacionadas à ambientação e harmonização dos cafés com vinhos, faz com que o ambiente seja frequentado por diferentes grupos sociais.

Picture of Econsult

Econsult

Somos a maior empresa júnior de economia do país, há mais de 23 anos propondo soluções em consultoria empresarial para pequenos, médios e grandes empreendimentos. Foco em qualidade e personalização das soluções!

Os comentários estão desativados.

Entre em contato conosco!

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.

Conheça o case completo do projeto de Estudo de Mercado desenvolvido pela Econsult para a Quiat, uma empresa com ideias inovadoras para o segmento de cafeterias e confeitarias.

Sobre o cliente

Ainda que em fase de planejamento e sem um nome ou outros aspectos estruturantes, a empresa se apoiava em ideias inovadoras para o segmento de cafeterias e confeitarias. A intenção era proporcionar, em um mesmo ambiente, diversas experiências prazerosas para o frequentador, criando um local acolhedor e com muito requinte.

O local funcionaria em ambos os turnos, sendo essencialmente focado nos cafés e na confeitaria pela manhã, nos demais momentos seria pensado para a harmonização dos cafés com vinhos.

Necessidade:

Atestar a Demanda para um Novo Empreendimento

Um dos principais objetivos do Estudo de Mercado é listar as principais influencias que podem modificar a procura por um serviço ou produto. Nesse sentido, a demanda para empreendimentos nascentes, expressa uma importante variável, sendo um dos aspectos de maior atenção durante a execução do projeto.

Entender o Segmento Desejado a partir do Público e dos Concorrentes

Com uma proposta apoiada na originalidade, a abertura de um negócio que uniria o segmento de cafeterias bem como o de bebidas alcoólicas necessitaria de aprofundamento acerca da atuação e das possíveis lacunas que os setores venham a indicar. Nesse caso, sumarizar os horizontes concorrenciais e entender o público-alvo foi um dos focos do projeto.

Etapas do Projeto

1 – Proposta de Negócio

Apresentação das formas e perspectivas do cliente acerca do planejamento do negócio.

2 – Análise de Perspectiva

Entendimento aprofundado dos aspectos econômicos que influem no setor de atuação do negócio em questão.

3 – Análise de Concorrentes

Esta etapa buscou entender os aspectos internos e externos dos concorrentes para uma melhor compreensão do publico-alvo e do mercado.

4 – Ferramentas de Marketing

Com base no público alvo definido, buscou-se aprofundar aspectos mais palpáveis acerca desse público.

Quer começar um novo empreendimento? Converse com a gente


Agendar Reunião Gratuita

Proposta de Negócio

A intenção dessa fase estava centrada em incorporar as demandas apresentadas referentes ao conceito do negócio, bem como conduzi-las de maneira coesa, mantendo a originalidade da ideia do empreendimento. A partir disso, a proposta de Estudo de Mercado foi buscar as tendências dos segmentos, de maneira a proporcionar alinhamento entre ambos.

Análise dos Diversos Segmentos Envolvidos

Foi feito uma análise dos principais indicadores de cada mercado que a empresa buscava se inserir, dentre elas: Cafeterias, Confeitarias, panificação e o segmento de Bebidas Alcoólicas.

Análise dos Diversos Segmentos Envolvidos

A ambientação também fora tratada como aspecto de extrema relevância, sendo analisada a estética assim como a funcionalidade dos locais físicos.

Análise de Perspectiva

Esta etapa buscou compreender os principais fatores referentes à realidade do setor, embasando variáveis importantes que metrificam essencialidades para os segmentos. Assim, as perspectivas desenvolvem os critérios para melhor direcionar as estratégias da empresa.

As Informações a partir da Análise Macroeconômica e Setorial

Concernente à estrutura demandada, a análise macroeconômica bem como os prismas setoriais buscaram embasar as tendências e influências para o setor em questão. Por abranger maiores aspectos, em se tratando de setores adjacentes, a análise foi segmentada para melhor atender às expectativas e necessidades da cliente.

Nesse sentido, as considerações buscaram um padrão de afunilamento, partindo de fatores econômicos mais generalistas, que poderiam influir no setor, até as partes mais específicas, como o faturamento e ticket médio das Cafeterias.

Análise de Concorrentes

Para melhor atuar no mercado, a procura por concorrentes diretos e indiretos foi capaz de guiar diversas entregas durante o projeto, como a análise de público-alvo e a posteriori as peças de marketing

Mapeamento dos Principais Concorrentes

Em análise comparativa, a intenção desse processo se relaciona com a proposta de entender o mercado em caráter competitivo, buscando o melhor nicho e de que forma a empresa nascente poderia atuar frente às marcas do mesmo segmento.

Compreensão do Público

Dadas as relações estabelecidas com as empresas concorrentes e a análise específica de público alvo, torna-se essencialmente necessário entender quais são as demandas apresentadas e as perspectivas de crescimento do setor de cafés, confeitaria e de bebidas alcoólicas, para por fim, atestar a demanda.

Ferramentas de Marketing

A fim de tornar o público-alvo o mais próximo possível do negócio em planejamento, traçar o perfil e entender quais são as maiores demandas e tendências para os segmentos.

Personas e Mapas de Empatia

As ferramentas utilizadas nortearam uma espécie de proximidade entre os possíveis clientes do empreendimento e quem está por trás do projeto. A busca por esses perfis ainda mais detalhados que o público alvo, advém da individualização do cliente, para que seja melhor atendido e seja fidelizado.

Resultados obtidos

Demanda Crescente

Apesar da retração no setor de bebidas alcoólicas como um todo, o vinho não foi muito atingido. Ainda assim, os outros segmentos demonstram uma sistemática de relativo avanço, representando o espaço de atuação no mercado.

Verificar e Validar o Público Alvo

Após o Estudo de Mercado, o público-alvo traçado se demonstrou diverso, levando em conta os segmentos variados. Nesse sentido, tendências para os cafés e as propostas originais relacionadas à ambientação e harmonização dos cafés com vinhos, faz com que o ambiente seja frequentado por diferentes grupos sociais.

Pretende abrir um novo negócio? Converse com a gente


Agendar Reunião Gratuita

Giovanna Bernardes

Gerente de Projetos

Responsável pela revisão dos sprints e aconselhamento.

Cleiton dos Santos

Consultor

Responsável pela execução do projeto.

Larissa Araújo

Consultor

Responsável pela execução do projeto.

Precisa de ajuda?