Entenda melhor esse fenômeno atual que está ganhando espaço nas empresas
Atualmente, com a evolução tecnológica e rápida transformação dos fatores, a sociedade passar por um processo complexo para continuar se desenvolvendo. As empresas não são diferentes, essas rápidas mudanças geram para o contexto organizacional muitos problemas, como a falta de motivação é redução de desempenho dos colaboradores.
Para manter as equipes motivadas e com bons resultados constantemente, muitas empresas estão utilizando a técnica de gamificação. Assim, o jogo interativo se tornou uma excelente ferramenta que está provando sua importância é gerando bons resultados.
O que é?
A palavra gamificação vem do inglês gamification, e é baseada em elementos utilizados em jogos. Dentro de um contexto empresarial, o termo é usado como uma ferramenta que utiliza metodologias do mundo jogos para a aplicação em situações cotidianas da organização. O principal objetivo da utilização da gamificação nesses ambientes é promover um maior engajamento é melhores resultados dos funcionários.
Para desenvolver essa ferramenta, são utilizados sistemas de pontuações, metas é ranking e sistema de recompensas. Além disso, é importante que haja um objetivo central bem definido e que todos compreendam sua importância, para que os colaboradores saibam o que eles buscam no jogo é como podem atingir sua meta.
Os jogos podem ser utilizados para auxiliar uma empresa a alcançar melhores resultados, auxiliar é capacitar os colaboradores. Ademais, um aspecto muito positivo da implementação da gamificação é a ampliação das relações sociais dentro da empresa, já que os funcionários estarão interagindo e buscando um objetivo comum. Essa ferramenta pode ser utilizada em diversos contextos sociais, dentre eles: educação, empresas é treinamentos.
Como funciona?
Para aplicar no contexto empresarial é necessário compreender quais são os gaps da organização – processos que estão com problemas, situações que estão afetando direta ou indiretamente de forma negativa, etc. – outro aspecto relevante é analisar o posicionamento da empresa, a fim de identificar o seu nicho e analisar sua situação.
De forma resumida, é necessário que haja um objetivo central para a implementação do jogo é que todos os aspectos (externos e internos) que afetam a empresa sejam conhecidos, para desenvolver um jogo que realmente auxilie a organização. Uma forma de identificação dos problemas da empresa é por meio da coleta de percepções de stakeholders, ou seja, todas as pessoas que são relacionadas com o ambiente – desde o cliente, até o fornecedor de uma das matérias prima.
O jogo em si deve ser desenvolvido por profissionais da área, para obter um produto de qualidade, que realmente seja atrativo para os colaboradores é que seja intuitivo, já que será um ferramenta utilizada por diversos setores da empresa.
O mais comum nas organizações são os jogos baseados em simulações de situações, em que os agentes devem tomar uma decisão para resolver o problema. Essas escolhas revelam padrões de comportamento e personalidade que podem auxiliar no ambiente de trabalho e separação de tarefas. Essas simulações demandam a criatividade dos participantes é a adaptabilidade em contextos desconhecidos, desenvolvendo características importantes, mas pouco trabalhadas no dia-a-dia. Uma forma de motivar os colaboradores a participar dessas “tarefas” é por meio de recompensas reais que dependem do seu desempenho no jogo.
Outro aspecto interessante, é a possibilidade de mensuração dos resultados dos participantes. O jogo deve mostrar, não somente o resultado atual, mas o caminho já percorrido, a fim de apresentar o progresso pelos níveis e as suas recompensas.
Um exemplo de como aplicar no contexto empresarial: uma empresa está ´passando por problemas na entrega de seus produtos. Nenhum dos gerentes responsáveis pelas entregas, está finalizando dentro do prazo. A ideia da gamificação seria desenvolver um jogo em que o objetivo desses gerentes é finalizar as entregas dentro do prazo, estipulando metas para cada um. Assim, desenvolve-se um jogo de corrida, em que os gerentes que atingirem suas metas são recompensados é sobem no ranking.
Para compreender melhor como aplicar a gamificação na sua empresa é necessário desenvolver um processo de análise aprofundado é saber como adequar o projeto de acordo com a sua realidade. Leia nosso texto de Design Thinking para entender melhor como criar um projeto baseado nas suas necessidades.