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Quanto vale a minha loja virtual?

Quanto vale a minha loja virtual?

Assim como qualquer empresa, o valor de uma loja virtual não é a simples soma dos recursos que ela possui.

Sumário

Assim como qualquer empresa, o valor de uma loja virtual não é a simples soma dos recursos que ela possui.

Cada empresa possui um valor intrínseco próprio, que não pode ser determinado apenas pelo valor contábil do negócio, mas deve ser calculado com ajuda das técnicas de Valuation, que se baseiam no potencial da empresa em gerar receita futura. 

Assim, para determinar o valor da sua loja virtual é preciso procurar uma consultoria especializada em serviços de Valuation que possa fazer uma análise precisa de valor

Além disso, é essencial entender a diferença entre preço e valor de um empreendimento e listar todos os gastos necessários para colocar e a manter a loja no ar, como:

  • Custos com a plataforma de comércio eletrônico;
  • Custos com a identidade visual;
  • Investimento em estoque;
  • Gastos com a abertura legal da empresa;
  • Mão de obra responsável pela montagem e manutenção da loja na internet.

Diferença entre preço e valor

Em relação aos conceitos de preço e valor, costuma-se dizer que preço é o resultado em valores objetivos da relação entre oferta e demanda, ou seja, a quantidade de pessoas que querem comprar determinado produto versus a quantidade de pessoas dispostas a vendê-lo.

O valor, por sua vez, é um conceito subjetivo. Um mesmo produto pode ter valor diferente para cada indivíduo, de acordo com aspectos financeiros, psicológicos e demográficos variados. 

Dessa forma, quase sempre o valor de um produto é refletido em seu preço. Quanto mais pessoas dão valor a um produto, mais pessoas pensam em comprá-lo e o preço do bem aumenta.

Valuation

Etapa mais importante para determinar o valor de um negócio, seja ele uma loja virtual ou física, Valuation é a aplicação de um conjunto de análises e técnicas para chegar a um valor monetário de um empreendimento.

Existem diversos métodos para isso, mas o mais utilizado e reconhecido atualmente é o método de Fluxo de Caixa Descontado.

O método conclui que o valor de uma empresa é o quanto ela pode gerar no futuro, ou seja, o somatório dos fluxos de caixa que a empresa gera ano após ano. Para estimar esses valores também são analisados 3 aspectos:

  • O modelo de negócios da empresa;
  • O setor de atuação do negócio;
  • Perspectivas futuras de estabelecimento no mercado e crescimento.

A partir disso, são elaboradas as premissas que servirão de base para a projeção dos fluxos de caixa dos anos seguintes.

O valor final da sua loja será, então, a soma dos fluxos de caixa transformados em valor presente por uma taxa de desconto calculada, que nada mais é do que a taxa de remuneração do seu capital, ou o prêmio pelo risco e dinheiro investido na empresa.

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