Uma dúvida bastante comum de quem deseja fazer aplicações é sobre quais são os melhores fundos de investimento. Afinal, quem busca trilhar por esse caminho quer investir para ter retornos significativos sem comprometer todo o capital aplicado.
É normal ter receio na hora de fazer investimentos, principalmente quando o cenário econômico não parece muito favorável. Por isso, é fundamental analisar previamente todas as possibilidades para saber quais delas são mais indicadas em tempos de crise.
Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar quais são os melhores fundos de investimento que valem a pena num contexto de crise. Boa leitura!
Qual a importância de aplicar os melhores fundos de investimento num momento de instabilidade econômica?
A crise econômica é um dos períodos mais sensíveis para fazer investimentos. Esse é um dos motivos que faz com que os investidores procurem por ativos mais confiáveis para preservar o seu patrimônio.
Entretanto, é nesse cenário de dificuldades que aparecem excelentes oportunidades de investimento, como a aquisição de ações por um valor bem acessível, baixo do que o mercado costuma praticar.
Isso é reflexo da pouca circulação de capital, aumentando a demanda pelas ações das empresas, diminuindo o seu valor no mercado de ações a curto prazo. Com isso, aqueles investidores com disponibilidade e capital suficiente conseguem realizar boas aplicações.
Um dos principais benefícios de aplicar na crise é a possibilidade de identificar oportunidades de ações com valores bem menores que o de costume.
Em outras palavras, é possível adquirir percentuais de organizações renomadas com preços excelentes e receber os lucros desses investimentos num futuro próximo.
Por outro lado, as empresas de grande porte acabam perdendo a sua liquidez, ou seja, elas perdem a sua habilidade de conversão de um bem em dinheiro. Isso deixa o mercado mais sensível e aumenta a relevância em conhecer bem as organizações nas quais pretende investir.
Melhores fundos de investimento: opções seguras para aplicar num cenário de crise
Se você pretende fazer investimentos num momento de instabilidade econômica, o primeiro passo é compreender qual a causa dela e o que pode ser feito a partir dessa situação.
Afinal, esse é um período que requer cuidados por parte dos investidores, portanto, é preciso verificar as opções de investimentos em uma época mais delicada.
Com isso, bens de renda fixa, moedas mais valorizadas e ouro são ativos mais buscados em cenários econômicos instáveis, já que eles são mais seguros para os investidores.
Além do mais, saber onde se pode investir e não sair no prejuízo, mesmo em meio a uma crise, é essencial quando se tem uma mentalidade de lucro a longo prazo.
Confira a seguir os melhores fundos de investimento para aplicação em períodos de crise:
1. Renda Fixa
Esse tipo de investimento é utilizado para a retenção de emergência em cenários como esse. A renda é assegurada pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), como o CDB (Certificado de Depósito Bancário).
Os Títulos do Tesouro, assegurados na inflação como o IPCA +, se tornam mais atrativos para deixar o capital mais seguro, evitando que perca o seu poder aquisitivo.
Isso significa que, enquanto a inflação cresce no país, a lucratividade dos títulos também se eleva, fazendo com o investidor conserve a rentabilidade sobre o seu patrimônio.
Essa é uma tática excelente para quem busca fazer aplicações de médio a longo prazo e desejam garantias de que não perderão o poder de compra durante esse período.
Porém, antes de investir na renda fixa, é essencial analisar a liquidez do investimento, buscando possibilidades de resgates a curto prazo.
2. Dólar
Sem dúvida, o dólar é conhecido como a moeda mais valorizada do mundo. Esse atributo é o grande responsável pelo aumento da demanda por ele em cenários de dificuldade econômica. Isso faz com que moedas locais sejam desvalorizadas nesse contexto.
Isso é reflexo das movimentações dos investidores que, diante de uma instabilidade econômica generalizada, optam por destinar o seu capital para locais com maior segurança financeira para não haver outras perdas. Nesse contexto, o dólar equivale a reserva mundial.
Aplicar parte do portfólio em ETFs (Exchange Traded Found) é uma maneira de aplicação em dólar, já que existem ETFs contratados na Bolsa de Valores brasileira e tem a sua variação em índices como o S&P 500, formado por 500 ativos da Bolsa Americana.
Além do mais, é possível investir em dólar por meio de fundos cambiais, ou adquirindo dólar de forma direta. Sendo assim, é preciso cautela para com as tarifas de conversão de moedas.
3. Ouro
O ouro é um dos melhores fundos de investimento com alta demanda em períodos de crise. O melhor caminho para investir nesse tipo de ativo é através de ETFs de ouro ou por fundos de ouro.
Outra opção é investir em contratos futuros de ouro ou na aquisição de barras de ouro. Logisticamente, essa última opção não é recomendada, já que a operação necessita de cuidados para manter a segurança do ouro.
Na verdade, desde que o dólar e outras moedas deixaram de utilizar o padrão-ouro, esse tipo de cobre tem elevado frequentemente o seu valor quando comparado às moedas, já que o aumento da base monetária tem crescido nos últimos anos.
Em vista disso, sendo o ouro um ativo insuficiente do que as moedas, é um bem que possui tendência à supervalorização com o passar do tempo. Dessa forma, essa possibilidade se insere numa estratégia variada de investimentos.
4. Bolsa de Valores
A bolsa de valores costuma ficar em baixa em tempos de crise, mas não significa que não seja o momento ideal para a compra de ações.
Com medo do que viria pela frente, o mercado acabou gerando uma verdadeira maratona de vendas de ações. Logo após isso, alguns segmentos da economia, como a tecnologia e o e-commerce, ficaram em evidência.
Após isso, houve cenários mais adequados para a aquisição dessas ações, onde, com o fim da crise, se valorizaram, resultando em receitas elevadas para os investidores a longo prazo.
Há empresas de áreas de atuação mais tradicionais que desempenham melhor em épocas de crise, como, por exemplo, bancos, operadoras de energia elétrica e infraestrutura.
Conclusão
Apostar nos melhores fundos de investimento em períodos de crise é válido quando o investidor se prepara para esse momento, levantando informações e avaliando o mercado.
Ainda que a crise traga oportunidades para se reinventar, é preciso cautela, porque é quando os riscos de falência e perda de capital se intensificam.
Se você gostou desse conteúdo, continue conosco para conferir as próximas publicações. Enquanto elas não chegam por aqui no nosso blog, que tal ler o nosso E-book sobre Indicadores Macroeconômicos? Clique aqui e baixe agora mesmo. Até mais!