Os clientes são a razão da existência de toda e qualquer empresa. Por isso, qualquer decisão tomada deve considerar o ponto de vista dos consumidores. Nesse sentido, é fundamental se basear em dados concretos. É aqui que entra em cena a pesquisa de opinião.
Essa ferramenta é crucial para a estratégia de qualquer organização, porém é pouco utilizada por falta de conhecimento e de entendimento sobre a sua relevância.
Se você não conhece, mas até aqui já compreendeu que se trata de algo indispensável para o sucesso do seu negócio, continue conosco até o final do texto e descubra como realizar uma pesquisa de opinião para aprimorar a qualidade do seu produto ou serviço, atrair novos clientes e fidelizar os que já estão na sua base. Boa leitura!
O que é uma pesquisa de opinião?
A pesquisa de opinião é uma ferramenta aplicada para saber o que o seu público pensa a respeito de ações específicas de uma organização. Podemos citar como exemplo a pesquisa utilizada para saber a opinião dos clientes sobre alterações feitas em um determinado produto.
A partir dos dados obtidos, a empresa saberá se as mudanças foram bem recebidas pelo público ou se é necessário fazer algum ajuste para satisfazê-lo.
Isto é, a pesquisa de opinião fornece informações que podem ser aplicadas estrategicamente para alavancar as vendas, aumentar o grau de satisfação dos clientes, alcançar novos mercados, entre outras possibilidades.
Quais os tipos de pesquisa de opinião?
É importante deixar claro que antes da elaboração e aplicação, o responsável deve saber qual o tipo será considerado. Isso porque cada uma delas se distingue pelos seus objetivos e metodologias utilizadas.
Por isso, para obter resultados ainda mais convincentes, é fundamental conhecer os principais tipos de pesquisa de opinião. Confira os mais utilizados:
Pesquisa de satisfação
O principal objetivo da pesquisa de satisfação é avaliar o grau de satisfação do consumidor em relação à marca.
Com isso, esse tipo de pesquisa pode ser aplicado para analisar o relacionamento do cliente com o produto e/ou serviço, experiência, resultados, atendimento, etc.
Pesquisa de Mercado
Já a pesquisa de mercado faz uma análise dos concorrentes de uma marca, identificando a percepção do público em relação a diversas empresas do mesmo segmento.
Além de compreender qual a sua situação no mercado e também a da concorrência, esse tipo de pesquisa também auxilia no desenvolvimento de estratégias de diferenciação da empresa.
Quais os principais benefícios de investir numa pesquisa de opinião?
No tópico anterior você viu que há diversas vantagens na realização de cada um dos tipos de pesquisa de opinião.
Mesmo assim, é natural que haja dúvidas a respeito, principalmente sobre os benefícios da sua aplicação. Por isso, selecionamos os principais para você conferir:
Conhecer bem o público-alvo
Não adianta ter um bom produto ou serviço se você não sabe para quem vende. Infelizmente, esse é um erro bastante comum entre os empreendedores, que coloca o negócio em uma situação bastante comprometedora.
A pesquisa de opinião é uma solução eficiente para eliminar essa falha, pois permitirá que a empresa conheça quem são os seus clientes em cada detalhe. Com isso, é possível definir estratégias de comunicação mais efetivas entre a marca e o seu público.
Tomar decisões com segurança
Outro fator que pode trazer sérios riscos para o negócio é o hábito de tomar decisões baseadas no “achismo”.
Gerenciar uma empresa envolve tomar decisões levando em consideração as informações mais concretas possíveis. Sendo assim, a aplicação da pesquisa de opinião possibilita a análise de mercado e coletar dados essenciais para tomar decisões de forma estratégica.
Desenvolver um diferencial competitivo
Ao aplicar uma pesquisa de mercado, por exemplo, a organização compreenderá a percepção que o seu público tem não só da sua marca como também dos concorrentes.
Com os resultados em mãos, é possível desenvolver estratégias para aumentar a competitividade e tornar a empresa mais atrativa para o público.
Passo a passo para realizar uma boa pesquisa de opinião
Até aqui você já viu o conceito, a importância e as principais vantagens da pesquisa de opinião. Agora chegou o momento de conferir o passo a passo para a aplicação dessa ferramenta no seu negócio. Acompanhe a seguir:
#01. Defina o objetivo que deseja alcançar
Tudo começa com a definição do objetivo que se deseja alcançar por meio da pesquisa de opinião.
Uma maneira eficaz de estabelecê-lo é fazendo questionamentos do tipo: o que a minha marca deseja atingir com esse tipo de pesquisa? Qual a finalidade? Por que ela é importante para o nosso negócio?
Ao responder essas perguntas, você conseguirá definir os objetivos para a aplicação da pesquisa.
#02. Estabeleça o tipo de pesquisa e a metodologia utilizada
Nos tópicos anteriores mostramos que há dois tipos de pesquisa de opinião. A partir do momento em que você consegue definir o objetivo de utilizar esse tipo de pesquisa, será necessário estabelecer qual dos tipos será aplicado e a metodologia adequada.
Os métodos utilizados para a pesquisa de opinião podem ser: quantitativo (relacionado a números) e qualitativos (relacionado a quantidade).
#03. Escolha o meio de aplicação da pesquisa
Aqui é o momento de escolher o canal pelo qual a pesquisa será realizada junto aos participantes.
A pesquisa de opinião pode ser realizada por e-mail, formulário ou pessoalmente. O ideal é que a forma adequada seja definida com base nas demandas da pesquisa.
#04. Selecione os participantes
Você precisa definir quais serão as pessoas que irão responder à pesquisa de opinião. Saber quem são elas é essencial para o sucesso da ação.
Por exemplo, se você visa saber a opinião do seu público a respeito de um determinado serviço prestado pela sua empresa, logo, quem deverá responder à pesquisa serão os contratantes desse mesmo serviço.
#05. Elabore as perguntas
O desenvolvimento das perguntas requer objetividade. Ou seja, a sua empresa deve coletar todos os dados necessários fazendo apenas algumas perguntas para o público alvo.
Por isso, é essencial dedicar toda a atenção possível na hora de criar as perguntas da sua pesquisa de opinião. Escolha um momento mais tranquilo da sua rotina para esse momento.
Quais os recursos utilizados para elaborar a pesquisa de opinião?
Há muito tempo, as pesquisas eram feitas presencialmente e com o uso de formulários impressos.
Atualmente, é possível utilizar essa ferramenta com mais agilidade e praticidade a partir se alguns recursos digitais. Veja quais deles você pode adotar:
SurveyMonkey
Este é um dos recursos mais populares quando o assunto é elaboração de pesquisa. Com ele, é possível criar questionários de forma rápida, além de analisá-los através de filtros, o que traz mais facilidade ao processo.
Formulários Google
O Fórmulário Google, também conhecido como Google Forms, é uma opção totalmente gratuita e permite que o responsável pela criação da pesquisa consiga inserir todas as perguntas em um questionário online.
Outro benefício desse recurso é a possibilidade de baixar todos os dados em planilhas do Excel, viabilizando avaliar as informações de um jeito mais simples.
Confira como utilizar o Google Forms neste vídeo aqui!
Typeform
Possui a mesma finalidade que os Formulários Google, porém o seu diferencial está na possibilidade de alteração do layout.
Dessa forma, o desenvolvedor da pesquisa pode escolher o tema, personalizando o formulário para chamar a atenção e engajar a participação do público.
Conclusão
Como você viu, a pesquisa de opinião é uma ferramenta indispensável para o sucesso do seu negócio.
Porém, dependendo do nível de complexidade do objetivo e do tipo escolhido, é fundamental contar com a ajuda de uma empresa experiente no mercado para garantir a eficiência da aplicação da ferramenta.
A Econsult está há 20 anos no mercado de consultoria entregando soluções em forma de consultoria para empresas de todos os segmentos e portes. Fale com um especialista agora mesmo e saiba como podemos ajudar o seu negócio a alcançar os melhores resultados.