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Coleta de dados: quais os métodos utilizados e como aplicá-los?

Coleta de dados: quais os métodos utilizados e como aplicá-los?

Coleta de dados: quais os métodos utilizados e como aplicá-los?

Sumário

A coleta de dados e o seu uso programado tem o objetivo de entender o mercado de modo aprofundado a partir da análise das informações e com isso alcançar mais clientes.

É comum que empreendedores e gestores vejam esse procedimento como algo complexo, porém é uma tarefa mais simples do que se pode imaginar.

Esses dados são gerados de formas variadas que sequer imaginamos. Basta ter muita dedicação para essa atividade e fazer a coleta dos dados constantemente. organização para separar as informações e objetivos estabelecidos para distinguir o que é essencial naquele momento.

No post de hoje, falaremos sobre as metodologias utilizadas na coleta de dados e como aplicá-las na sua empresa. Boa leitura!

O que é a coleta de dados e para que ela serve?

A coleta de dados é um processo que serve para reunir as informações produzidas por pessoas ou processos, que servirão de material para o planejamento de estratégias para a empresa.

Os dados podem ser obtidos por meio de sistemas específicos para coletas, formulários, sites e outros métodos.

A coleta de dados é um metodologia que possibilita ter uma visão completa e entender detalhadamente todos os resultados da empresa, o que pode ser melhorado ou corrigido e, ainda, se há oportunidades para outras atividades.

O comportamento do consumidor é o pilar central da maioria dos dados gerados no digital para empresas de qualquer segmento ou porte.

Isso acontece porque o cliente deixa vestígios de suas ações na internet: acesso a sites, produtos selecionados no carrinho, efetivação da compra, acesso aos perfis das redes sociais da empresa, etc.

Qual a importância da coleta de dados?

Infelizmente, nem todas as organizações fazem o uso correto desse recurso tão importante para seus negócios e na maioria das vezes não têm o seu uso devido para o desenvolvimento de estratégias relevantes para o crescimento da empresa.

Embora a maioria das organizações saiba da importância da coleta de dados, elas possuem uma certa dificuldade para entender a forma adequada de colocá-la em prática.

É preciso deixar claro que a coleta de dados é uma tarefa que requer consistência, preferencialmente que faça parte da rotina das organizações. Fazê-la apenas uma única vez, “engavetar o projeto” e não repetir a metodologia.

É importante lembrar que o comportamento do consumidor se modifica a todo o tempo e um desses fatores é o surgimento de novas tecnologias. Por esse motivo, não é eficaz aproveitar dados de anos anteriores para aplicá-los no ano vigente.

Muitas coisas se modificaram nesse intervalo de tempo e atualmente o cenário é bem diferente. Caso contrário, será necessário comparar por meio de dados recentes as razões pelas quais não houve mudanças, o que é praticamente impossível.

Quais os tipos de coletas de dados mais aplicados?

Atualmente, ser uma empresa data-driven (voltada para dados) não é algo difícil, porém, não trabalhar com dados simboliza riscos para essas organizações. 

A implantação dessa cultura não é algo tão complicado quanto aparenta, já que existem formas diversas de coleta de dados, armazenamento e utilizá-los nas estratégias de marketing das empresas.

Conheça as principais metodologias para coleta de dados que selecionamos para você:

Pesquisa online

A pesquisa online é uma das ferramentas de coleta de dados mais atuais e utilizadas por grandes marcas ao redor do mundo, especialmente para aquelas que necessitam de resultados urgentes de marketing.

As abordagens da pesquisa online são bem amplas, possibilitando ao profissional a sua atuação em áreas distintas, identificando dificuldades que comprometem os resultados das estratégias.

Dessa forma, além do ponto de vista das movimentações dos consumidores, é possível ter a percepção dos clientes a respeito do atendimento, produtos e serviços, pós-venda e em quais setores há oportunidades de melhorias para oferecer soluções de melhor desempenho.

Questionários 

Físicos ou digitais, os questionários oferecem mais praticidade e rapidez para a verificação dos dados.

Essa ferramenta para coleta de dados pode aplicar perguntas fechadas ou abertas e é recomendada para analisar a receptividade dos produtos ou serviços, nível de satisfação dos clientes com o atendimento, etc.

CRM

CRM é a sigla para o termo em inglês Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento, em português. É também uma estratégia para estruturar e controlar todos os contatos de uma empresa, seja de clientes, potenciais clientes ou não. 

Com essa finalidade, é necessário utilizar um sistema que reúne os dados e permite que departamentos diversos se comuniquem entre si, tendo o panorama de todas as informações de um jeito único.

O mercado de softwares oferece opções diversas de CRM. O que vai determinar a escolha da empresa fornecedora são as estratégias da organização, o seu porte e o orçamento disponível para a aquisição da ferramenta.

Oracle Data Mining

Esse recurso possibilita fazer uma espécie de “filtro” dos dados obtidos a partir da avaliação das informações obtidas pelo ODM (Oracle Data Mining).

Ao verificá-los, o profissional terá em mãos materiais primordiais para utilizar nas iniciativas da empresa, como por exemplo, projetar o comportamento dos consumidores e reconhecer as personas da marca.

Google Analytics

Esta é uma ferramenta gratuita, onde são demonstrados dados diversos, como tráfego, de onde vêm os usuários, páginas que não geraram conversões de vendas, entre outras, em formato de dashboard.

Com isso, você pode acompanhar todos esses dados conforme as métricas mais relevantes a serem analisadas na sua empresa.

Ainda, o Google Analytics possibilita a integração com outras ferramentas de automação, fornecendo uma coleta de dados de forma simples, obtidas por meio de indicadores já calculados pelo Google.

Apesar de toda a sua eficiência, um aspecto relevante a considerar é o fato de o Google Analytics ser uma ferramenta bastante utilizada em todo o mundo, fazendo com que os usuários nem sempre consigam suporte imediato necessário para compreender os indicadores da plataforma, sanando suas dúvidas de forma prática e acessível.

Conclusão

A coleta de dados é um processo fundamental para garantir um bom funcionamento da sua empresa, pois a partir de informações importantes a respeito do seu público é possível planejar estratégias certeiras que vão de encontro a resolver os problemas da persona da sua marca.

Utilizar os métodos adequados para as coletas de dados faz toda a diferença para garantir as informações necessárias que ajudarão na tomada de decisões importantes no seu negócio, ocasionando a aceleração de resultados, o crescimento da empresa e a expansão dos negócios.

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