O empréstimo empresarial é uma das formas de captação de recursos financeiros que as empresas possuem. Por meio de um contrato entre a empresa e uma instituição financeira(bancos, cooperativas de créditos, etc…) estipula-se uma transferência de determinada quantia de dinheiro no momento atual para a empresa para ser devolvida no futuro em um prazo determinado no momento do contrato mediante o pagamento de juros.
As instituições financeiras têm o direito de escolher para quem empresta ou não e cada uma delas tem as suas próprias regras, requisitos e métodos para avaliar o risco da concessão de empréstimo empresarial. Vale ressaltar que as empresas têm o direito de pagar a dívida antes do prazo final, conseguindo, assim, uma vantagem de juros reduzidos.
Dentre os principais motivos para contratar um empréstimo empresarial está a manutenção de capital de giro, compra de máquinas e equipamentos, expansão, reformas e diferentes tipos de campanhas.
Quais são os tipos?
Empréstimos bancários
Os bancos possuem variados tipos de linhas de empréstimo empresarial, possibilitando à empresa encontrar uma que mais se adapte a sua realidade. Alguns bancos podem ser especializados no setor da empresa, o Banco do Brasil por exemplo tem forte presença no setor de agronegócio, já o banco Santander tem foco no setor de varejo, dessa forma é importante que as empresas pesquisem bem essas possibilidades.
Uma das vantagens dos empréstimos bancários é que possibilita um acesso a uma carteira de crédito diversificada, outra é a possibilidade de condições mais favoráveis a depender do relacionamento da empresa com o banco, essa última já mostra uma possível desvantagem na ótica de empresas novas, pois haverá uma limitação para essas devido ao pouco relacionamento com o banco e por último a principal desvantagem são as altas taxas de juros para pequenos negócios.
Empréstimos coletivos
Mais conhecido como crowdfunding, é uma opção menos burocrática e mais rápida pois não precisa de atuação bancária. Funciona como relação de mercado onde as empresas se inscrevem para adquirirem crédito especificando a quantia desejada e seus motivos e “investidores” que se interessaram compram cotas desta empresa em troca de retorno financeiro no futuro.
Factoring
O factoring, no termo técnico venda de direito creditório, consiste numa venda de crédito da empresa que deseja o empréstimo para instituições financeiras. Ou seja, a empresa possui um contrato com um cliente que será pago no futuro (parcelamentos por exemplo), porém a ela precisa de um incremento para a realização desse projeto, dessa forma a empresa antecipa o recebimento deste contrato por meio da venda desses recebíveis para a instituição financeira.
Neste processo a empresa recebe menos do que receberia mantendo o contrato consigo, pois a instituição que compra assume o risco de inadimplência envolvida no contrato de recebimento futuro.
Empréstimos com cooperativa de crédito
Funcionam como os bancos no quesito de empréstimos, porém não possuem correntistas, são apenas focadas em empréstimos e financiamentos. Possuem diversas linhas de crédito e taxa de juros mais baixas, porém fazem possuem análises de riscos criteriosas e possuem multas em suas cláusulas.
Empréstimos com financeiras
Outra opção é conhecer o mercado de financeiras, elas possuem várias opções e diferentes vantagens entre si para atrair clientes. Oferecem prazos longos, o que atraem empresas que ainda precisam crescer e não podem assumir um financiamento. Tem menores burocracias nas análises de riscos e na contratação, porém possuem custos altos devido ao alto risco de inadimplência envolvido e também pode ser perigoso para a empresa contratante pois possa haver estelionatários e farsantes por trás de algumas financeiras.
Qual a diferença entre empréstimo e financiamento para empresas
Quando se trata de uma empresa, há duas formas gerais de adquirir capital para seu negócio, por um financiamento ou um empréstimo.
Se você está em um momento de crise financeira e necessita contrair capital, é de extrema importância saber a diferença entre os dois para descobrir o que faz mais sentido para o seu negócio.
O crédito obtido pelo financiamento é concedido quando a empresa tem a urgência de comprar algo específico, um bem como uma máquina, por exemplo. Nesse sentido, o plano apresentado para o provedor deve ser mais detalhado, bem como os motivos do porquê essa compra irá alavancar seu empreendimento.
Uma vantagem do financiamento é que as taxas de juros são menores, já que o risco é menor para o credor, tendo em vista que há um objetivo final explícito.
Já o empréstimo é mais abrangente, não tem uma obrigação específica de qual o direcionamento do capital adquirido, dando uma maior abrangência de atuação para a empresa contratante. Todavia, deve-se ter em mente que a taxa de juros costuma ser maior, devido ao maior risco para a instituição credora.
Qual o momento certo de contratar um empréstimo empresarial?
Antes de contratar um empréstimo, quando você já entende do que se refere e como adquiri-lo, deve-se refletir se está no momento certo para fazer essa solicitação.
Contrair um empréstimo está atrelado a obrigações financeiras com o órgão contratado e, por isso, a empresa deve ter a certeza que, a longo prazo, poderá arcar com esses custos.
Para ter essa certeza, faz-se imprescindível saber quanto é seu capital de giro, como está a saúde financeira da sua empresa, seu fluxo de caixa mensal, dentre outros indicadores financeiros para que, assim, obtenha-se um panorama geral do seu negócio.
Caso queira aprender mais sobre controle financeiro empresarial, esse post do nosso blog poderá te ajudar.
As atividades finais as quais podem exigir esse empréstimo são, por exemplo, expansão do negócio, reformas no local do empreendimento, investimento em estratégias de marketing – o que trará um retorno financeiro a longo prazo – ou apenas para pagar as contas em momentos difíceis, como a atual crise financeira advinda da pandemia do COVID-19.
Será o momento certo de contratar um empréstimo quando você estiver em uma situação que essa quantia contratada possua um objetivo fim, e que você tenha conhecimento sobre sua empresa para ter a certeza de que conseguirá quitar sua dívida a longo prazo.
Atenção na hora de contratar um empréstimo
No momento da contratação de um empréstimo, é acordado a quantidade e o valor das parcelas, bem como a porcentagem de juros. É sob essas circunstâncias que deve ser analisado e projetado o futuro da empresa.
Com essas informações em mente, deve-se avaliar se será possível fazer o pagamento das cotas, sem que prejudique o caixa da empresa. Pode-se perguntar se onde aquele capital será investido trará o retorno esperado e se esse retorno será suficiente para pagar os dividendos.
Com um objetivo final em mente sobre onde será injetado esse capital, com a análise financeira realizada e, consequentemente, sendo projetado que será possível quitar todas as dívidas, esse é o momento ideal para adquirir um empréstimo empresarial.
Se gostou do conteúdo entre em contato conosco para conversar sobre nossos serviços de finanças empresariais!