Entenda o que são os indicadores financeiros e por que eles são importantes para determinar o sucesso de um empreendimento.
Antes de tudo, é essencial entender que os indicadores financeiros de uma empresa nada mais são que a organização e sistematização dos dados contidos nos demonstrativos de resultado de um empreendimento.
Justamente por isso, a avaliação desses dados (e indicadores) deve acontecer de maneira constante, de forma que possam explicar os resultados de um negócio com base em um certo período de tempo.
Depois de estruturados, os indicadores são os insumos mais importantes para traçar metas de negócio sem comprometer a lucratividade da empresa. Além disso, ter controle sobre os indicadores é essencial para agir estrategicamente e evitar problemas.
Também por esse motivo, aliado aos indicadores, está o Planejamento Estratégico, que deve ser bem estruturado e construído em torno dos indicadores financeiros importantes para a empresa, fator determinante para o sucesso ou fracasso de um empreendimento.
Como calcular
Para facilitar o cálculo dos indicadores financeiros do seu negócio, vale a pena levar em conta algumas dicas:
– Registre todas as transações diárias da empresa, assim como o fluxo de caixa. Esses registros funcionam como matéria-prima para os indicadores, que farão uso desses demonstrativos para os cálculos dos indicadores.
– Monte uma equipe bem alinhada que garanta que as planilhas e relatórios financeiros contenham dados atualizados que permitam o embasamento dos cálculos dos indicadores.
– Procure listar os indicadores que mais se adequam à realidade da sua empresa. Eles podem variar de acordo com a origem dos dados e a finalidade da análise.
Tipos de indicadores financeiros
Os indicadores financeiros estão divididos por grupo: Indicadores de Rentabilidade, de Estrutura de Capital, de Liquidez e de Atividade. Como os cálculos de cada tipo estão praticamente prontos para uso, não exigem muito conhecimento técnico.
Os indicadores de rentabilidade permitem calcular o lucro operacional, assim como o lucro líquido de um negócio. O interessante, com esse tipo de indicador, é a possibilidade de comparação de desempenho da sua empresa em diferentes períodos.
Já os Indicadores de Estrutura de Capital são capazes de mostrar o nível de endividamento, além da capacidade da empresa em arcar com as dívidas. Já os Indicadores de Liquidez informam a capacidade de quitar despesas no curto prazo.
Por fim, os Indicadores de Atividade demonstram o tempo necessário para que gastos se transformem em caixa para a empresa.
Margem bruta
Como exemplo de Indicador Financeiro, pode-se usar a margem bruta, que tem como finalidade representar o ganho da empresa, depois da venda do seu produto/serviço e descontando as despesas para produção e venda. O cálculo da margem se dá por:
(Receita – Deduções – Custos Diretos Variáveis) x 100
A estratégia para se alcançar maiores metas de ganhos seria, nesse caso, ter bem definido o seu preço de equilíbrio. Desse modo, seus produtos e serviços estarão posicionados de forma mais competitiva no mercado.
O próximo passo é planejar a utilização dos indicadores que mais fazem sentido para o seu negócio, traçando estratégias de acompanhamento e avaliação a fim de manter o empreendimento forte e competitivo no mercado.
Em caso de dúvidas sobre quais indicadores mais fazem sentido para a sua empresa ou de como montar estratégias a partir deles, entre em contato com a gente.
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