Econsult

Avaliação de empresas: 7 métodos práticos para implementação

Avaliação de empresas: 7 métodos práticos para implementação

Avaliação de empresas: 7 métodos práticos para implementação

Sumário

Com o intuito de pesquisar e conhecer as diversas organizações existentes no mercado, muitos empreendedores e investidores utilizam a avaliação de empresas para identificarem quais bens valem a pena investir ou não.

A avaliação de empresas se resume ao estudo de diversos aspectos visando chegar a um valor adequado da ação de um empreendimento.

No conteúdo de hoje, você vai conhecer as metodologias mais práticas para implantar a avaliação de empresas no seu negócio. Boa leitura!

O que é a avaliação de empresas?

A avaliação de empresas é um conjunto de métodos aplicados para encontrar o valor real de uma organização.

Também conhecida como valuation, pode ser realizada por meio de metodologias variadas. Conforme a análise, pode resultar em valores que em alguns casos não serão exatamente iguais.

A avaliação de empresa pode ser utilizada para os seguintes fins:

  • um investidor saber quanto precisa investir para a aquisição de uma empresa;
  • um sócio precisa compreender o valor real de venda da empresa;
  • um consultor financeiro que deseja buscar o melhor valor na venda de uma empresa;
  • um sócio que deseja se aposentar e deseja saber o valor dos seus bens;
  • um analista da Bolsa de Valores compreender se é vantajoso vender ou comprar ações de uma organização de capital aberto.

Quais são os principais métodos de avaliação de empresas?

Os principais métodos de avaliação de empresas mais aplicados pelo mercado são:

  • Avaliação por valor do patrimônio;
  • Avaliação por valor de mercado;
  • Avaliação por múltiplos;
  • Avaliação por fluxo de caixa deduzido;
  • Avaliação de empresas por liquidação;
  • Avaliação de empresas pré-investimento;
  • Avaliação de empresas pós-investimento.

Avaliação de empresas por valor do patrimônio

O valor do patrimônio (ou valor contábil) se refere aos bens ou patrimônio líquido da organização. Geralmente, ele é demonstrado no balanço trimestral das empresas.

O cálculo do valor patrimonial é feito a partir da divisão do patrimônio líquido pelo total de ações que ela possui.

Esse tipo de avaliação tem como principal benefício a praticidade do seu cálculo, à medida que sua desvantagem se constrói pelo fato de que o balanço é apenas uma representação passageira da empresa.

Isso significa que os números apresentados não correspondem exatamente ao cenário da organização naquele exato momento. Dessa forma, não diz respeito ao verdadeiro potencial de obter receita e das vantagens futuras que a empresa pode gerar.

Avaliação de empresas por valor de mercado

Esse tipo de avaliação, também conhecido como Volume Weighted Average Price (VWAP), é estabelecido como a média considerada do valor das ações pelo seu total comercializado.

É necessário determinar um período e calcular a média considerada do preço das ações do negócio do tempo estipulado e dividir pela quantidade.

Os benefícios dessa avaliação estão na facilidade do cálculo. Além disso, é possível levar em conta a consideração da expectativa do mercado sobre o fluxo de caixa futuro da empresa.

Já as desvantagens são percebidas na restrição de ser aplicado apenas em organizações de capital aberto e ações de fluxo elevado. 

Essa avaliação contém muita alteração de valores a curto prazo, sendo necessário considerar o princípio de que o mercado estipula valores honestamente e adequados com os bens e sabemos que não passam de mitos.

Avaliação de empresas por múltiplos

A avaliação de empresas por múltiplos estipula valores dos bens a partir da avaliação do preço de outros ativos semelhantes, que podem ser organizações do mesmo ramo, no que se refere a uma variável comum.

As vantagens são a praticidade da metodologia, sua utilidade em meio a um espaço diverso de inúmeras organizações comparáveis e a facilidade quando o preço médio do mercado está adequado.

As desvantagens estão no fato de que a determinação de negócios comparáveis pode ser uma tarefa muito abstrata e os valores também podem ser muito influenciáveis.

Avaliação de empresas por fluxo de caixa deduzido

Essa metodologia utiliza a projeção de todos os fluxos de caixa futuros da empresa,  levando-os em consideração junto ao valor atual.

Suas vantagens estão no fato de que geralmente são métodos que demandam dos analistas um entendimento aprofundado das empresas que estão em avaliação. Reduzindo o grau de inexperiência da pesquisa, forçando os analistas a procurar bases mais sólidas referentes às organizações.

Em compensação, as desvantagens estão na grande necessidade de tempo para a sua elaboração, além de levar em conta as suposições que, na maioria das vezes, não correspondem à realidade atual.

Avaliação de empresas por liquidação

A metodologia de valuation por liquidação se resume na soma de todos os ativos e dedução dos passivos. 

Esse tipo de avaliação de empresas é utilizado de forma abrangente em cenários onde as empresas estão encerrando as suas atividades, fechando suas portas; por isso, é utilizado o termo liquidação.

Outra variante levada em conta por esse método é o tempo. Diante disso, os analistas procuram definir um prazo menor para calcular o total de proprietários para os quais é possível vender o que restou do patrimônio.

Avaliação de empresas pré-investimento

Como o próprio termo sugere, esse tipo de avaliação se refere ao valor de mercado da empresa que antecede o recebimento de um aporte financeiro.

Por exemplo, se antes de receber um investimento de R$ 2 bilhões a empresa possuía um total de R$ 6,5 bilhões, esse último era o valor da avaliação pré-investimento.

Avaliação de empresas pós-investimento

Por sua vez, a avaliação pós-investimento é o valor que leva em conta o montante total após o recebimento do aporte.

Essa categoria de avaliação é utilizada para estabelecer a participação de um investidor na organização. Sendo assim, os cálculos devem ser feitos somente após o aporte. 

Além disso, com a avaliação de empresas pós-investimento, é possível fazer cálculos sobre o crescimento das empresas.

Conclusão

A avaliação de empresas é um processo fundamental para analisar minuciosamente o valor real de um patrimônio para necessidades diversas, além de verificar se o cenário é favorável para investir ou não em novos projetos e na compra e venda de ações.

Como vimos, há metodologias diversas que se aplicam a diferentes contextos para utilizar na hora de analisar os bens de uma empresa.

Nesse momento, faz toda a diferença contar com a experiência de uma consultoria financeira para analisar o patrimônio da sua organização de forma segura. 

Por isso, conte com a Econsult na hora de estudar os ativos do seu negócio. Fale com um especialista agora mesmo e saiba como podemos fazer mais pela sua empresa. Estamos esperando por você.

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?