Imagine que você é dono de um supermercado o qual está ganhando destaque na cidade e visa ampliar os negócios com a abertura de uma nova filial.
Mas, você não possui o capital necessário para essa ampliação e busca um sócio para que, juntos, possam inaugurar esse empreendimento.
Logo, se depara com a pergunta:
“Por quanto devo vender uma parte de minha empresa para esse futuro sócio?”
Com o valuation você consegue estipular esse valor e entender corretamente qual o valor da empresa.
Por isso, neste conteúdo vamos te mostrar como calcular corretamente o valuation para ter mais firmeza na hora de buscar um novo sócio.
Vamos lá?
O que é o Valuation? (valor da empresa)
O termo vem do inglês e significa avaliação de empresas e mostra de uma forma bastante clara se o empreendimento é viável.
Pois, possui uma relação muito direta com o setor o qual o negócio está inserido.
Qual a importância de entender o valor da sua empresa?
O uso do Valuation pode ser na compra e venda de negócios como foi citado acima, além de conseguir responder outras perguntas acerca de uma empresa, como:
- Será que o meu negócio é viável?
- Será que minha empresa custa apenas o meu fluxo de caixa?
- E os meus clientes já fidelizados, são considerados ativos?
Por isso, é importante tanto para quem vende (compra e venda de empresas) a empresa, quanto para quem a compra.
As duas partes querem sair ganhando, ou seja, quem vende quer que seja pago um preço que valorize sua empresa assim como quem compra busca pagar o valor justo daquela empresa.
O mesmo ocorre com investidores e sócios.
Caso um sócio queira sair da empresa, ele busca receber o preço justo que aquela empresa vale referente a sua parte na mesma.
Ou seja, o valuation calcula o valor da empresa e esse valor pode ser utilizado de diversas maneiras.
Quando fazer o cálculo do valor da empresa?
O foco do cálculo do valor da empresa é no operacional do negócio, ou seja, um ajuste é feito nos empréstimo e financiamentos para saber o quanto a empresa pode estar endividada.
Esse método de avaliação de empresas é muito valioso, pois é usado como um raio-x, que pode mostrar uma situação a qual o dono/sócios não tinham conhecimento.
Aumentar o lucro da empresa
Imagine uma empresa que vise aumento de lucro. O primeiro pensamento dos sócios é aumentar as vendas e, consequentemente, aumentar sua margem de lucro.
Entretanto, ao saberem o valor da empresa, descobrem que esse não é o melhor caminho, pois o aumento da margem será muito pouco expressivo se comparada a antiga.
Por meio desse estudo, a empresa entende que o melhor a ser feito é aumentar o preço dos seus produtos, consequentemente o número de vendas irá diminuir.
Porém, mesmo com essa situação, torna-se mais rentável aumentar o preço.
Esse é um dos tipos de utilidade de um valuation. Neste exemplo, houve foco na formatação dos preços.
Esse método não está necessariamente relacionado com a venda da empresa ou a separação dos sócios. Antes de tudo é uma ferramenta de gestão.
Ele evidencia uma série de informações as quais podem ser detalhadas para que seja feito um planejamento estratégico, já que vários pontos são revisados, tais como:
- Capital giro;
- Pesquisa de Desenvolvimento;
- Os diferentes tipos de margens;
- Volume de venda;
Com base nesses pontos são criadas metas para aumentar as vendas.
Periodicamente para acompanhamento do desempenho
O valuation pode ser sempre feito dentro de um período de tempo pré-determinado, para que a empresa consiga entender seus gaps e suas melhorias, tudo baseado em seus próprios indicadores.
Mesmo com toda a precisão de um valuation, alguns desacordos com a futura realidade da empresa podem acontecer.
Esse ato ocorre, pois alguns critérios utilizados na fórmula que a metodologia pede, leva em conta a escolha do avaliador que esta etapa realizando o projeto.
Isso ocorre, principalmente, por causa da escolha da taxa de desconto a ser aplicada e o período da projeção.
Que indicadores usar na hora de fazer o valuation da empresa?
- Receita;
- Custos;
- Investimentos;
- Tributos;
- Depreciação;
- Despesa financeira;
- Entre outros.
Com base nesses indicadores, a avaliação de empresas explicará porque certos momentos acontecem, como: o caixa ser negativo e mesmo assim o negócio gerar lucro.
Como é feito o cálculo de Valuation de uma empresa?
O método do Fluxo de Caixa Descontado (DFC)
O Fluxo de Caixa Descontado é um dos métodos para avaliar empresa envolvendo todos os aspectos desta com o marketing, marca, clientes, entre outros.
O foco desse método é para fusões e aquisições.
Além deste, existem outros quatro métodos não tão usuais os quais são:
- Avaliação Contábil;
- Avaliação de Liquidação;
- Avaliação de Mercados;
- Avaliação de Múltiplos;
O FCD é o método utilizado pela Econsult para a elaboração de Valuations.
Pois, sua metodologia está baseada em tentar prever o fluxo de caixa de uma empresa utilizando uma taxa de desconto.
Seu funcionamento é baseado em quatro principais passos:
1. Estudar o setor em que a empresa está inserido
Entender as principais tendências e o crescimento ou declínio do setor o qual a empresa está inserido para que, partir disso, seja compreendido a atual situação do negócio.
Exemplo:
- Analisar os concorrentes;
- qualidade do serviço prestado;
- analisar os fornecedores;
- etc.
2. Estimar os fluxos de caixa futuros e suas taxas de crescimento/decrescimento
Caso a empresa estudada for de capital aberto, ou seja, possuir ações disponíveis para vendas na bolsa de valores, o valuation deve ser feito com base no FCLA (Fluxo de Caixa Livre do Acionista).
Caso contrário, a estimativa deve ser feita com base em antigos fluxos de caixa da empresa.
Para encontrar a taxa de crescimento/decrescimento, recomenda-se analisar alguns indicadores como margens de lucro e o EBITDA.
3. Encontrar a taxa de desconto (WACC)
A taxa utilizada pela Econsult para refletir os riscos envolvidos no fluxo de caixa é a Weighted Average Cost of Capital (WACC), do inglês Custo médio ponderado de capital.
4. Calcular o valor da empresa
Esse valor não é tão simples de ser encontrado, mas, em tese, deve se levar em consideração os fluxos de caixa já projetados e descontar o WACC.
Conclusão
Portanto, o Valuation é um método muito importante para manter uma empresa saudável. Seu uso pode ser em diversos momentos e ele ajuda a prospectar a futura situação de um empreendimento.
Quer definir o Valuation da sua empresa corretamente? Converse com a gente e entenda como podemos te ajudar