Cada vez mais estão sendo criadas mais empresas no Brasil, de forma que em 2021 o Brasil bateu recorde de negócios criados em um ano. Nesse sentido, a inovação é um ponto essencial para se diferenciar no mercado cada vez mais competitivo.
Por isso, neste artigo vamos apresentar o que são modelos de negócios e alguns modelos de negócios inovadores que estão sendo utilizados no mercado para inspirar sua empresa.
O que são os modelos de negócios?
Modelos de negócios não são apenas a maneira que uma empresa faz dinheiro, mas sim a estrutura que permite a criação, entrega e captura de valor para o cliente. Os modelos de negócios irão definir todo o empreendimento, desde a experiência do consumidor até a percepção de valor que ele terá com o produto ou serviço.
Tendo isso em vista, é essencial conhecer diversos modelos de negócios que estão presentes no mercado para se inspirar e entender o funcionamento de negócios que estão dando certo no momento. Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais modelos que estão sendo utilizados.
5 modelos de negócios para você se inspirar
#01. Paywall
O termo Paywall pode ser traduzido como “muro de pagamento” e indica um modelo em que os visitantes de um site devam pagar para acessar o conteúdo nele oferecido.
Assim sendo, geralmente cobra-se uma assinatura do usuário para ele poder acessar em totalidade o conteúdo disponibilizado pela plataforma.
Esse modelo é muito comum em grandes empresas de comunicação como O Globo, Folha de São Paulo, The New York Times e The Guardian, por exemplo. A utilização desse modelo por essas empresas consolidadas mostra que esse modelo é bastante atrativo e indica que conteúdos pagos na internet estão em ascensão.
#02. SaaS
O modelo software as service, como o próprio nome indica, utiliza o próprio software como serviço principal. Nesse modelo, sua empresa precisa apenas manter o software atualizado para as demandas de mercado, mas os custos são reduzidos.
Os SaaS são geralmente executados em empresas provedoras, que ficam responsáveis pelo acesso, manutenção e segurança da plataforma, facilitando a vida do empresário que opta por esse modelo.
Esse modelo é muito comum na internet e possui uma grande versatilidade, indo desde plataformas de gestão de pessoas, como Gupy e Sólides, até aplicativos de chamadas de vídeo, como Zoom e Google Meets.
#03. Freemium
O freemium é uma estratégia de atração e fidelização de novos clientes. Por meio desse modelo é disponibilizada uma versão gratuita de um produto ou serviço, e a experiência que o cliente terá com essa versão é usada como um atrativo para que ele migre para uma versão paga do sistema.
Dentro desse modelo, a disponibilização de uma versão gratuita faz parte da estratégia de marketing e vendas da empresa. Isso porque a partir do oferecimento de uma experiência gratuita de qualidade para o usuário, sem tempo determinado, é possível mostrar ao cliente os recursos mais avançados exclusivos da versão paga.
Além disso, esse método possui diversas vantagens, como o aumento no valor da marca (ao oferecer uma experiência gratuita e de qualidade para um usuário, a marca se torna relevante para ele) e o acesso que a empresa passa a ter sobre dados de comportamento e de perfil do seu público. O freemium é adotado por diversas grandes plataformas, como o Spotify e o Dropbox.
#04. 020
Conhecido também como Online-to-Offline, esse é um tipo de negócio extremamente relevante e que não para de crescer no Brasil. Ele consiste em oferecer aos consumidores no ambiente internético mercadorias e serviços do mundo offline, com o objetivo de atrair usuários online e torná-los potenciais clientes para lojas no mundo real.
A empresa precisa ter bons mecanismos de avaliação, uma vez que a ponderação dos usuários sobre a qualidade e a satisfação com os varejistas locais é indispensável para o sucesso desse modelo de negócio.
As plataformas que oferecem a experiência O2O, Online-to-Offline, facilitam questões fundamentais do dia a dia das pessoas, como os pagamentos e as reservas. Algumas das empresas que utilizam esse tipo de negócio são o Ifood, o Airbnb e o Groupon.
#05. Marketplace
O marketplace é um dos modelos de negócios que se assemelha a um shopping virtual, onde vários lojistas, das mais diferentes categorias, podem utilizar um espaço relevante e muito frequentado para vender seus produtos. Aqui, em vez de pagarem um aluguel, os donos das lojas pagam uma comissão para o proprietário do marketplace.
Dentro de um marketplace, as funções são bem definidas. Nesse sentido, o administrador desse tipo de negócio tem a responsabilidade de gerenciar o negócio, e atrair fornecedores e clientes para a plataforma, enquanto os fornecedores devem se preocupar com fabricação, estoque e entregas de produtos e serviços.
Essa maneira de fazer negócios traz diversas vantagens, como, por exemplo: maior popularidade para as lojas, maior retenção de clientes, menor investimento em marketing por parte do vendedor, uma vez que é oferecida uma espécie de vitrine virtual, e maior alcance. A Magazine Luiza e o Mercado Livre são exemplos de marketplaces.
Conclusão
Portanto, fica claro que um bom plano de negócios é responsável por mostrar como uma empresa gera e entregar valor para os clientes. Entre os principais benefícios dos modelos de negócios, estão a oportunidade de inovar, se diferenciar, conquistar clientes, reduzir custos e gerar receitas.
Os modelos de negócios ajudam empreendedores iniciantes e que ainda se sentem seguros para tomar decisões de negócio a nortear as ações da empresa.