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como avaliar uma empresa

Formas para avaliar sua empresa de forma eficaz

Formas para avaliar sua empresa de forma eficaz

Sumário

Valuation é um termo em inglês que significa ‘Avaliação de Empresas’. O valuation é o processo de estimar o valor real de uma empresa. Logo, irá avaliar quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações.

Saber quanto vale uma empresa e o que determina esse valor é uma forma inteligente de tomar uma decisão para o futuro da empresa. Por isso, conhecer o valor de uma empresa torna-se um diferencial na hora de negociar. 

Dentro da metodologia do valuation, existem vários métodos e modelos diferentes para avaliar uma empresa, e eles variam de acordo com o objetivo da análise. Dito isso, os principais motivos que levam a avaliar uma empresa são:

  • Fins contábeis 
  • Planejamento patrimonial
  • Distribuição de dividendos
  • Compra e venda
  • Reestruturação da estrutura societária
  • Avaliação do investimento 
  • Previsão da valorização 
  • Plano de negócios
  • Comparação com outras empresas
  • Avaliação de ações estratégicas e outros fins administrativos 
  • Apresentação para investidores 

Métodos

Como já foi dito, para calcular o valor de uma empresa, existem diversos métodos para avaliar que podem ser escolhidos. Isso vai depender do tamanho da empresa, do objetivo da venda e fatores externos. 

Portanto, se escolhe o que melhor atende às necessidades do empresário. Então, serão analisados os seguintes métodos: Valuation por Fluxo de Caixa Descontado; Valuation pelo Mercado; e Valuation pelos Ativos. 

1. Valuation pelo Fluxo de Caixa Descontado

O método do Fluxo de Caixa Descontado consegue avaliar o potencial de geração de caixa de uma empresa. O Fluxo de Caixa Descontado é obtido através de projeções para seu desempenho futuro, e leva em consideração uma Taxa de Desconto, que representa o custo de oportunidade do capital investido.  

Esse é o método de valuation mais detalhado e permite avaliar uma série de indicadores de interesse para investidores e administradores. A avaliação enfatiza o potencial de crescimento da empresa para investidores e compradores. Também pode conter dados importantes como fluxos e as projeções de caixa, diferencial de risco e índices de liquidez, lucratividade e rentabilidade.

1.1 A Taxa de Desconto, ou WACC

O WACC (sigla em inglês para Custo Médio Ponderado do Capital) indica quanto o negócio deve render para que o custo de oportunidade do investidor seja compensado. O cálculo do WACC leva em conta alguns fatores como:

  • Empréstimos que compõe o capital social da empresa
  • Patrimônio dos sócios que compõe o capital social da empresa
  • A alíquota de impostos
  • O Custo de Capital de Terceiros (engloba o custo da emissão de debentûres para empresas de capital aberto ou o custo do financiamento de dívidas para empresas de capital fechado)
  • O Custo de Capital Próprio, que considera indicadores como a Taxa Livre de Riscos, o Beta (risco) do setor, o Retorno de Mercado, o Size Premium e o indicador de Risco País que é atribuído frequentemente a investimento em países emergentes como o Brasil

1.2 Valor Presente Líquido e Perpetuidade

A valoração de uma empresa leva em conta seu Valor Presente Líquido (VPL), assim como o cálculo da Perpetuidade do negócio.

O VPL da empresa é obtido a partir do Fluxo de Caixa Descontado Acumulado (FCDA) ao final do período de projeção e é somado a Perpetuidade, calculada a partir da multiplicação do FCDA com o inverso do WACC menos a taxa de crescimento do negócio.

2. Valuation pelo Mercado

Um múltiplo de mercado é a relação entre o preço do mercado de uma ação e suas variáveis operacionais, como dividendos, lucros, geração de caixa, entre outras. O objetivo do uso dessas relações é confrontar as principais variáveis da empresa com seu preço negociado, a fim de identificar oportunidades de investimento a um preço baixo.

Dentro do método “Valuation pelo Mercado” existem dois enfoques para avaliar uma empresa: Múltiplos de Mercado de empresas comparáveis, que pode ser usado para empresas cotadas ou não cotadas; e o Valor de Cotação de Mercado, que só pode ser utilizado para empresas de capital aberto. 

2.1 Enfoque “Múltiplos de Mercado”

Neste enfoque, o valor da empresa é medido a partir da comparação do desempenho econômico financeiro de companhias semelhantes no mercado, normalmente listadas na Bolsa ou empresas que foram adquiridas e foi revelado o valor de aquisição da empresa. Os múltiplos mais usuais são:

  • Múltiplos de EBITDA: o múltiplo EV/EBITDA (“Enterprise Value” ou Valor da Empresa) é muito utilizado no mercado de fusões e aquisições.
  • Múltiplos de Lucro Líquido: é muito utilizado em empresas cotadas, pois em qualquer relatório de empresa de capital aberto ou de bolsa de valores é encontrado o “P/E” ou “P/L”, que é a relação entre preço e lucro da ação (“Price/Earning Ratio” ou “Preço/Lucro por ação”).
  • Múltiplos de Fluxo de Caixa Operacional (FCF): mede a geração de caixa de uma empresa com origem nas suas operações.

Empresas listadas em bolsa sempre tem valor de mercado conhecido (valor das ações), pois basta multiplicar o preço da ação pelo número total de ações. Além disso, ainda publicam sua contabilidade, sendo possível verificar o lucro delas e calcular indicadores financeiros como EBITDA, FCF, Lucro Líquido, Receita, etc. 

Empresas não listadas em bolsa, não possuem o valor de mercado conhecido, pois não divulgam seus balanços. Logo, a última forma de utilizá-las como referência é verificar as aquisições da empresa, caso seja divulgado o valor da transação ou outros parâmetros como Receitas, EBITDA e Lucro Líquido. 

Portanto, para calcular o valor da sua empresa por “Múltiplos”, escolha pelo menos duas ou três empresas similares e com potencial de crescimento análogo, calcule seus múltiplos e tire uma média deles. Assim, possui um valor de referência para entender quanto pode valer sua empresa. 

2.2 Enfoque “Cotação de Mercado”

O enfoque da “Cotação” do método de avaliar pelo Mercado, apenas pode ser utilizado para empresas de capital aberto, com ações negociadas em bolsas de valores. Calcular o valor de uma empresa pela sua “cotação do mercado” é muito simples, basta multiplicar o preço da ação pelo número total de ações.

O cálculo desse valuation serve, na prática, para ser utilizado em processos de fusões ou aquisições. Dito isso, são calculados os múltiplos de empresas que são tomadas como referência.

3. Valuation pelos Ativos

O Valor Patrimonial da empresa é a soma de todos os seus ativos, como imóveis, máquinas, equipamentos, caixa, estoques, menos seu passivo, que é a dívida da empresa. Esta é uma conta muito simples, desde que os números do balanço da empresa estejam organizados e possam ser atualizados conforme necessário.

Os resultados desse método usado para avaliar tendem a ser menores do que outros métodos (em termos de receita e mercado) porque empresas saudáveis ​​que geram lucros costumam valer mais do que a diferença entre seus ativos e passivos. Portanto, esse é um método normalmente utilizado para avaliar empresas que estão passando por dificuldades, e/ou que estejam prontas para serem liquidadas.

Dentro dessa metodologia de cálculo existem dois enfoques: Valor Patrimonial de Liquidação (Preço de Mercado) e Valor Patrimonial Contábil.

3.1 Enfoque do Valor Patrimonial de Liquidação

O enfoque do Valor Patrimonial de Liquidação é calculado da forma explicada previamente (ativos menos passivos), realizando estimações sobre quando valeriam ativos e passivas caso a empresa fosse liquidada. O valor que sobra para os acionistas, é o Valor Patrimonial de Liquidação. 

3.2 Enfoque do Valor Patrimonial Contábil

O enfoque do Valor Patrimonial Contábil também é calculado da forma previamente explicada (ativos menos passivos), porém, sem as estimações – somente o que já está refletido na contabilidade. O valor coincide com o Patrimônio Líquido da Empresa.

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