Econsult

Pessoas estudando sobre finanças empresariais

Veja como funciona o setor de finanças empresariais e qual a sua importância

Veja como funciona o setor de finanças empresariais e qual a sua importância

Sumário

O que são “finanças empresariais” ? 

As finanças empresariais avaliam as decisões tomadas em se tratando do patrimônio de uma empresa. Assim, buscam alocar recursos de forma inteligente, maximizando o valor total do empreendimento. Garantindo, dessa forma, o interesse de possíveis investidores e dos consumidores, sendo estes fatores cruciais para que o negócio se destaque e se desenvolva.

Como tomar decisões?

A sábia atribuição de recursos de uma empresa é extremamente importante para assegurar seu crescimento e sucesso frente ao mercado, podendo ser alcançada com a gestão correta e a devida organização em relação ao capital detido pelo empreendimento.

Dessa forma, é imprescindível que as pessoas responsáveis pela tomada de decisões financeiras estejam alinhadas quanto aos objetivos da empresa, e conheçam os princípios das finanças empresariais, sendo eles: o princípio do financiamento, do investimento e do dividendo.

1. Financiamento 

Para obter o capital inicial, um dos primeiros pontos que deve ser avaliado pelo empreendimento é o que fazer em relação ao financiamento. Assim, é importante haver um estudo que determine qual das opções oferecidas pelo mercado irá atender às necessidades da empresa sem afetá-la futuramente de maneira negativa, garantindo, dessa forma, um processo de inauguração seguro.

2. Investimento 

Após a obtenção do capital inicial, é necessário que o empreendimento distribua esse valor de forma inteligente, ou seja, haverá um investimento de tais recursos, que irá se dividir entre salários, marketing, pesquisas, infraestrutura e desenvolvimento, além de outras áreas.

Além disso, a corporação também pode realizar investimentos a partir de seus lucros, através de uma instituição financeira. Dessa forma, contando com o auxílio de profissionais para evitar perdas, a empresa maximizaria suas receitas e aumentaria seu valor.

3. Dividendo

Por fim, após receber o lucro do exercício, a empresa deve determinar a melhor estratégia para a distribuição desse valor, ou seja, quanto dinheiro deve ser destinado aos sócios, aos bônus e gratificações, às reservas e ,principalmente, ao que será reinvestido na corporação, com o objetivo de desenvolver novos produtos ou melhorar os que já são comercializados.

Dessa maneira, havendo a alocação apropriada dos recursos, o lucro da empresa será maior, assim como seu valor final, sendo este um reflexo das atividades do empreendimento e de sua gestão, mostrando que as tomadas de decisões foram satisfatórias e bem administradas, o que indica a estabilidade da corporação.

Desafios do setor

Com a inconstância da economia, tomar decisões financeiras tornou-se uma tarefa extremamente complexa e desafiadora, uma vez que transações como financiamentos, investimentos, entre outros, possuem dimensões internacionais.

Assim, é válido ressaltar que aspectos como regulamentação, tributação e câmbio possuem ligação direta com eventos políticos e governamentais. Portanto, é evidente que tais acontecimentos geram impactos nos empreendimentos, especialmente se a corporação estiver envolvida com a importação ou exportação de insumos.

Dicas de execução

Com o desenvolvimento da tecnologia, esta se tornou uma ferramenta para aumentar a eficiência da gestão de finanças empresariais. Portanto, é possível encontrar softwares, aplicativos e programas que atendam às necessidades e auxiliem a equipe no controle do patrimônio da empresa, facilitando seu trabalho e ajudando a trazer resultados mais precisos.

Ademais, analisando o que foi exposto, é inegável que profissionais preparados para direcionar as tomadas de decisões de uma empresa são essenciais para que a mesma possa se desenvolver e alcançar uma posição vantajosa no mercado. 

Desse modo, é recomendável que o empreendimento realize bons processos de recrutamento, para selecionar funcionários que correspondam às necessidades e requisitos da corporação. Além disso, é válido pontuar que a terceirização de serviços relacionados às finanças empresariais pode ser uma ótima solução para alavancar os resultados da mesma.

Este blogpost foi útil para você? Então, não perca a chance de conferir mais conteúdos assim clicando aqui!

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?