Reduzir custos de uma empresa é uma boa forma de enfrentar um mercado cada vez mais competitivo.
Diante da necessidade de maximizar ganhos e aumentar desempenho, muitas empresas sabiamente investem no controle ótimo dos gastos para se adaptar às mudanças e exigências do mercado.
Em contrapartida, vários gestores consideram fazer cortes de gastos algo trabalhoso e que exige grandes sacrifícios, mesmo quando a realidade indica esse trabalho como algo natural e necessário para qualquer negócio.
Para fazer um bom corte de gastos, no entanto, é preciso montar um Planejamento Orçamentário, levando em conta os principais objetivos e as particularidades de cada núcleo da empresa.
Assim é possível desvelar gastos supérfluos e canalizá-los para o que impacta o crescimento e expansão da empresa. Consequentemente, surgem mais chances de investimento em inovação e melhoria de resultados.
Como fazer um bom corte de gastos
Para fazer um corte eficiente de gastos, é importante seguir algumas dicas:
1. Evite armadilhas
Às vezes, armadilhas como o corte irracional de gastos prejudicam a qualidade do produto ou serviço prestado. Um exemplo é a mistura dos gastos da empresa com gastos pessoais. Erro que pode exigir até a necessidade de uma Estruturação Financeira.
2. Tenha uma boa base de dados
A melhor maneira de evitar problemas corriqueiros é a elaboração de uma planilha financeira, para que os gastos e receitas da empresa sejam vistos de forma clara. Dessa maneira, é possível ter uma visão acerca do passado e do presente da empresa e tomar decisões estratégicas e assertivas.
Em seguida, deve-se decidir onde e quais serão os esforços para redução dos custos e despesas. Uma verificação rotineira dos dados possibilita uma maior tempestividade na tomada de decisões.
Conheça a Planilha Simplificada de Controle Financeiro da Econsult
3. Consolide seu orçamento
O planejamento orçamentário deve ser elaborado previamente e seguido à risca. Ele simboliza a visão futura da empresa e determina onde serão alocados os recursos.
Quanto mais maduro e experiente for a empresa, há menos chance de que se cometam erros e a cultura de redução de gastos estará melhor consolidada.
4. Engaje os membros da sua empresa
Uma proposta de redução de gastos deve ser difundida e defendida por toda a empresa. Para que haja aceitação geral, é fundamental que as vantagens dessas medidas sejam esclarecidas e que haja uma cultura do exemplo. Afinal, todos, inclusive os líderes, são responsáveis pela disseminação dos valores na prática.
Um fator que merece atenção é o fato das pessoas não gostarem de abrir mão de seus privilégios. Para combater isso, é necessário que haja um trabalho de preparação mental e comportamental anteriores.
Principais metodologias de corte de gastos
Orçamento Base-Zero
Com o orçamento de base-zero, o corte de gastos acontece de maneira eficiente e racional. Leva em conta somente as atividades críticas e imprescindíveis para a existência da empresa, identificando facilmente gastos supérfluos e desnecessários.
Para ser aplicado, é necessário que a empresa tenha mais de um ano de funcionamento, para geração de um histórico e base de dados complexos.
Além disso, é preciso que aconteça de forma horizontal, sem que haja desproporcionalidade entre as áreas, mas mobilização geral dos membros.
Geralmente, o orçamento de base-zero é feito antes do início do ciclo operacional e não leva em conta o ano anterior. A principal vantagem dessa metodologia, apesar de complexa e de difícil aplicabilidade, é que o corte de gastos é feito com base no limiar estratégico da empresa, ou seja, sua estrutura mínima de funcionamento.
Dimensionamento de equipes
A metodologia de dimensionamento de equipes estimula a análise e alocação eficiente dos funcionários de uma empresa sem que haja sobras ou escassez de recursos humano, mas corte de gastos eficiente.
Para que funcione bem, é fundamental que se conheçam os processos da empresa, que ela esteja aberta à incorporação de novas tecnologias e que haja uma forte cultura de integração entre seus membros.
Em geral, equipes mais enxutas, mas não desfalcadas, aceleram processos e aumentam a sinergia entre as pessoas e áreas da organização. Também é possível alcançar maior produtividade e identificar os limiares de crescimento da empresa investindo nessa metodologia .
Orçamento Matricial
O orçamento matricial é uma técnica de planejamento orçamentário que exige a autonomia entre os indivíduos da empresa, ou seja, a quebra da hierarquia da empresa. Sua principal vantagem é a rapidez e eficiência na alocação de recursos, elaboração, e identificação de “gaps” internos.
Em síntese, ele estabelece a divisão das despesas em áreas ministradas por membros encarregados. Dessa maneira há um maior controle dos custos e liberdade para negociação e cobrança dos responsáveis.
Além disso, para tornar a meta da empresa algo tangível, através dessa metodologia realiza-se uma visão cruzada e objetiva entre os gastos e formula-se uma estratégia de atuação.
Como ter certeza que o corte de gastos foi bem feito
Assim, o suporte de uma consultoria econômica é extremamente indicado. O ideal é solicitar um serviço de Projeto de Financiamento para dar mais sustentabilidade ao seu negócio. No artigo Importância do Planejamento Financeiro, apresentamos suas particularidades em detalhes.