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6 Ferramentas para realizar seu Crowdfunding

6 Ferramentas para realizar seu Crowdfunding

Sumário

O que é Crowdfunding?

O financiamento coletivo, ou como é mais conhecido, Crowdfunding, tem se destacado e ganhado espaço entre as empresas por ser uma forma menos burocrática de financiamento de projetos, em relação a bancos e investidores-anjos.

Tal modelo consiste na arrecadação de recursos através de grupos de pessoas físicas, que acreditam na ideia e no projeto e decidem colaborar para o financiamento. Qualquer pessoa interessada no projeto pode contribuir com qualquer valor que quiser.

A ideia do Crowdfunding se assemelha à lógica da famosa vaquinha online, mas o dinheiro do Crowdfunding tem o diferencial de poder ser convertido em benefícios para toda a sociedade, por meio do projeto que será desenvolvido pela empresa.

Que categoria de projeto pode usar o Crowdfunding?

Pelo simples fato de ser pouquíssimo burocrático, o processo do Crowdfunding pode ser usado por qualquer empresa ou projeto que tenha uma meta mínima de arrecadação, ofereça boas recompensas e consiga engajar pessoas a contribuir.

No entanto, o Crowdfunding pode ser difícil de conseguir, justamente por depender do engajamento de uma rede de colaboradores para prosperar. A maioria das plataformas de Crowdfunding trabalha com um modelo Tudo ou Nada, onde se o valor mínimo não for arrecadado no prazo estipulado, o dinheiro retorna às que investiram.

Por isso, o Crowdfunding é mais indicado para empresas que querem desenvolver projetos que têm características como:

  • Valorizam a lógica da colaboração
  • Tenham um modelo de negócio bem definido para atrair mais financiadores
  • Projetos de pequeno porte, entre R$1000 – R$10.000
  • Tenham recompensas para entregar
  • Tenham uma rede grande de divulgação do projeto

As Ferramentas que Irão te Ajudar

No Brasil, existem sites de Crowdfunding gerais e nichadas. As ferramentas gerais aceitam tipos de projetos diversos, enquanto os nichados focam em projetos de um determinado setor como projetos de ONGs, projetos de Startups, dentre outros.

Abaixo, estão elencadas as ferramentas online mais utilizadas na arrecadação coletiva de recursos no Brasil:

  1. Benfeitoria Crowdfunding 
  2. Kickante
  3. Catarse
  4. Start Me Up
  5. Apoia-se
  6. Padrim

1. Benfeitoria Crowdfunding

Esta plataforma é uma das mais antigas em funcionamento no Brasil, a primeira voltada para projetos de impacto. Na Benfeitoria Crowdfunding, há três de modelos de projeto:

  • “Tudo ou Nada”, no qual é estipulado uma meta de arrecadação e o valor das doações só é recebido tal meta seja atingida,
  • “Flex”, no qual não é estabelecida uma meta e qualquer quantia doada é automaticamente recebida pelo realizador do projeto
  • “Recorrente”, no qual as doações são feitas de maneira mensal.

Importante ressaltar que a plataforma não cobra taxa obrigatória sobre o valor das doações recebidas. Há, porém, taxas cobradas pelas empresas de integração de pagamentos contratadas pelas plataformas, além da possibilidade, por parte do realizador do projeto, de doar parte das quantias recebidas para a plataforma.

2. Kickante

A kickante é uma plataforma de crowdfunding fundada em 2013 e atualmente é uma das principais do ramo no Brasil. Nesse site, há duas modalidades de campanha: “Tudo ou Nada” e  “Flexíveis”, com o estabelecimento de uma meta para o recebimento ou não das quantias. Em ambos os casos a plataforma cobra uma taxa de 10% sobre o valor das doações.

3. Catarse

A Catarse, lançada em janeiro de 2011, foi a primeira plataforma de crowdfunding no Brasil e, desde então, é uma das principais empresas no ramo. Assim como as anteriores, há na plataforma as modalidades “Tudo ou Nada” e “Flex”. 

Além disso, há também a Catarse Assinaturas, que é uma modalidade para  recolher doações mensalmente.  Vale ressaltar que o Catarse cobra uma taxa de 13% sobre o valor das doações arrecadadas.

4. Start me Up (SMU)

A Start me Up (SMU) é uma plataforma de crowdfunding de investimentos. Ou seja, é voltada para a criação de startups, oferecendo a possibilidade de qualquer usuário investir em startups atuantes no mercado e que possuam potencial de crescimento.

 Há duas maneiras de se investir em um crowdfunding de investimentos:

  • Debt crowdfundings, no qual os investidores recebem o seu dinheiro de volta com uma taxa de juros no futuro
  • Equity crowdfundings, no qual os investidores recebem uma participação na startup e uma maior possibilidade de ganhos. A SMU trabalha apenas com o último tipo de investimento.

5. APOIA.se

A APOIA.se é uma das plataformas mais usadas por artistas e produtores de conteúdo digital pela sua simplicidade e popularidade. Mas também é uma plataforma propícia para ser usada por empresas. 

O site conta com quatro modalidades de campanha: 

  • Contínua por mês, onde são feitas doações mensais.
  • Contínua por criação, onde as doações são feitas a partir do momento quando um conteúdo é postado.
  • Pontual meta livre, onde as doações são feitas apenas uma vez e a campanha possui prazo para acabar.
  • Campanha turbinada, que possui uma meta, mas os doadores podem escolher continuar contribuindo mesmo após ela ser atingida.

 Vale ressaltar que o apoia-se retém cerca de 13% do valor das doações para a empresa, o que pode variar a depender de cada campanha.

6. Padrim

O Padrim é uma plataforma voltada para a arrecadação mensal de doações, onde cada doador é chamado de “padrim” do projeto em questão. Também é uma plataforma muito utilizada por criadores de conteúdo digital. É cobrada uma taxa de 12% do valor das doações para a plataforma.

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