Econsult

Pessoa realizando um empreendedorismo na pandemia

Empreendedorismo na pandemia: 5 oportunidades de negócio

Empreendedorismo na pandemia: 5 oportunidades de negócio

Sumário

Estamos vivendo um novo cenário, um cenário pós pandêmico, e não é a toa que percebemos que muitos negócios surgiram durante o período de pandemia, não é mesmo?

Um grande desafio para os empreendedores, será manter a mesma comunicação ou até mesmo continuar seguindo o mesmo parâmetro de marketing dos anos anteriores, pois um novo momento está surgindo.

Neste conteúdo, mostraremos como o empreendedorismo na pandemia muda o mercado, e quais oportunidades de negócio ainda se encontram válidas para serem criadas.

Está preparado? Pega o cafézinho e tenha uma boa leitura.

O empreendedorismo na pandemia é favorável aos negócios?

Esta é uma pergunta sem resposta certa, pois tivemos muitos sucessos e fracassos em diferentes negócios.

Trouxemos alguns dados para estudarmos, e você pode tirar suas próprias conclusões.

Cerca de 9.818.993 pessoas no país foram cadastradas no MEI em março, o que coincidiu com as restrições impostas para conter a crise da saúde, segundo o Portal do Empreendedor.

Em dezembro do mesmo ano, o número de contas MEI cadastradas aumentou em 11.316.853, um aumento de 13,23%.

Embora o crescimento seja muito expressivo, não é sinônimo de sucesso para todos, como podemos constatar em outra estatística.

Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor, devido ao impacto da pandemia, cerca de 10 milhões de empreendedores no Brasil fecharam as portas em 2020.

Desse número, as mulheres foram as mais afetadas pela crise, tendo 62% mais perdas em relação aos homens (35%).

Quais os desafios do empreendedorismo na pandemia?

Existem dois tipos de empreendedores: empreendedores de oportunidade e empreendedores de necessidade.

Os empreendedores por necessidade enfrentam desafios de financiamento e investimento porque geralmente não têm orçamento para iniciar um negócio tão rapidamente.

Muitas vezes, a vontade de concretizar uma ideia deve-se à necessidade de um rendimento imediato, como quem decide arranjar um emprego para sair da situação de desemprego.

Nesses casos, muitas vezes os empreendedores iniciam o negócio do próprio bolso ou até mesmo de reservas de emergência.

Em qualquer um dos casos, a pandemia tem um forte impacto no cenário. Com as condições de crédito escassas, fica difícil realizar essa arrecadação para iniciar o negócio, além de precisar lidar com as restrições impostas pelos órgãos de saúde.

5 Ideias de negócio lucrativos para o empreendedorismo na pandemia

Mesmo em um cenário de crise, alguns setores e modelos de negócios conseguiram superar o momento e até mesmo ter crescimento. Abaixo, listamos 6 ideias que podem te ajudar a encontrar um caminho de empreendedorismo na pandemia:

#01. E-commerce

As lojas online e o e-commerce certamente estão entre os setores que mais crescem em meio à pandemia e ao distanciamento social.

A necessidade de ficar mais em casa tem levado muitas pessoas a fazer compras online, algumas pela primeira vez durante a pandemia.

Portanto, pode-se dizer que um negócio com sistema de distribuição, seja uma mercearia ou uma praça de alimentação, é uma boa saída para abrir um negócio durante esse período.

O comércio eletrônico atingiu seu ápice em meio à pandemia, pois as pessoas passam mais tempo em casa e precisam de equipamentos para um home office ou somente comprar videogames, equipamentos de ginástica e muito mais.

#02. Empresas digitais 

A pandemia mostrou para muitas empresas mais conservadoras que é possível adotar um modelo de trabalho 100% remoto, e que não é necessário ter um espaço físico para isso.

Portanto, muitas empresas digitais surgiram em 2020, ou empresas tradicionais mudaram suas estratégias para manter as atividades.

Uma empresa digital é um bom modelo de negócio em tempos de crise, principalmente pelos menores custos, e existem diversas áreas que podem seguir esse modelo, como empresas de comunicação, jurídico, contábil, tecnologia, consultoria, etc.

#03. Exercício Online

Outra área que se reformulou foi a de saúde e de bem-estar. Se você não pode ir até a academia, que tal pedir que eles venham até você?

Além dos canais gratuitos, muitos profissionais do esporte conseguiram manter clientes e receitas por meio de treinos online.

Portanto, hoje existem serviços pagos que incluem personal trainers, instrutores de ioga, artes marciais, musculação, treinamento físico em casa e muitas outras modalidades.

#04. Consultoria a distância

As empresas de consultoria também são um dos campos promissores, pois é um modelo de negócios com potencial para operar também online.

De casa, os profissionais podem continuar suas atividades, bastando uma boa conexão com a internet e uma ferramenta de videoconferência.

Nessa área, podemos listar empresas de consultoria contábil, jurídica, financeira, marketing e recursos humanos.

#05. Clube de assinaturas

Com a pandemia, muitas pessoas estão começando a investir mais em projetos de saúde e lazer. Então, os clubes de assinaturas cresceram tremendamente nessa onda.

Além das assinaturas de livros, outros tipos de assinaturas também estão crescendo, como assinaturas de vinhos, assinaturas de plantas, etc.

Conclusão

Uau, viu como empreender na pandemia ainda pode ser algo lucrativo para você? Porém é necessário traçar os seus objetivos e escolher os melhores caminhos para que isto se concretize.

Nós, da Econsult, pensamos muito em ideias inovadoras e fazemos pesquisas de mercado para entender como elas podem se tornar rentáveis. Caso tenha alguma dúvida, pode falar com um de nossos especialistas.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo e te esperamos no próximo.

Até mais!

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?