A criação de um negócio exige uma avaliação econômica criteriosa, mas como ela deve ser feita? Quais critérios devem ser utilizados?
A avaliação da Viabilidade Econômica é essencial para a criação segura e estável de um negócio. O estudo deve ser pautado desde a análise da economia nacional até a análise do próprio setor do empreendimento.
Os riscos envolvidos na execução de um negócio sem análise de viabilidade podem ser irreversíveis. Dentre eles, a empresa pode vir a obter prejuízos, não atingir lucros esperados ou até, em casos mais graves, ser fechada.
Nesse sentido, qual seria a forma mais segura de se fazer a viabilidade do seu negócio? Quais critérios devem ser utilizados para esse processo? E, ainda assim, como deve ser feito esse estudo?
Para isso, é importante entender como funciona uma Modelagem Empresarial e quais são os passos a serem executados. A modelagem empresarial é uma metodologia usada tanto para estruturar o negócio, tanto para analisar qual é sua viabilidade no contexto presente. Em sua análise, são utilizados três critérios macros: a viabilidade econômica, o plano de negócios e a precificação.
Viabilidade Econômica
Esse é o projeto que nos permite identificar o seu público-alvo e a sua concorrência direta e indireta. Além disso, é no Estudo de Viabilidade que analisamos sua localização e, também, o setor do seu empreendimento.
Esse estudo permite conhecer diretamente o público que o negócio atinge, qual a renda desse grupo e como se apresentam diante o mercado. Além disso, é possível identificar qual o melhor local para o negócio se instalar, de forma em que atinja de forma efetiva o público-alvo.
Ainda nesse sentido, na análise setorial é visto como está o setor na qual a empresa vai se inserir e se é viável a abertura desta. Outro ponto avaliado nessa análise são os concorrentes, para que se possa estimar os danos que outros empreendimentos podem causar ao seu investimento, ainda assim, é possível estabelecer diferenciais diante ao setor que podem agregar valor ao seu negócio.
Plano De Negócios
Além de uma análise ampla, também é importante avaliar como será estruturado o seu negócio, desde a estrutura física do local até os produtos a serem vendidos. Esse processo é importante para entender quais serão os custos iniciais para sua abertura, evitando futuras surpresas e riscos ao empreendimento.
O Mapeamento Processos também é muito importante nessa etapa. Esse processo permite entender como vai funcionar cada etapa de funcionamento do seu negócio, promovendo um panorama da forma mais fácil e ágil da empresa exercer suas operações.
Precificação
Um dos maiores desafios para o proprietário de um empreendimento é saber qual preço deve colocar em seu produto, sempre pensando qual deve ser o preço para não dar prejuízo ao final do mês, mas também, um preço que atraia clientes. Dessa forma, para resolver esse problema é necessário desenvolver uma análise de mercado e dos custos do empreendimento para entender qual preço é coerente para cada produto.
Para esse processo, entende-se que os custos totais da mercadoria não são só o preço que foi pago a ela, sendo essencial entender que o transporte, a alimentação e as contas da empresa são, também, alguns dos custos da mercadoria. Além disso, é necessário analisar os preços que estão sendo cobrados por concorrentes. Com essas etapas seguidas, a precificação do empreendimento já possui um preço mais coerente.
Como prosseguir?
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Uma resposta em “Como saber a viabilidade econômica do seu negócio”
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